Nesta terça-feira (28), a importação e a doação de equipamentos usados em unidades de terapia intensiva (UTIs) foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A importação desses equipamentos não era permitida, e a autorização foi tomada em função da emergência de saúde pública relacionada ao novo coronavírus.
A autorização possui o objetivo de aumentar a oferta de equipamentos usados no tratamento de pacientes graves com o novo coronavírus. A autorização libera a importação, comercialização e doação de ventiladores pulmonares, monitores de sinais vitais, bombas de infusão, equipamentos de oximetria e capnógrafos.
A Anvisa informou que “a medida só vale para equipamentos que possuam ou que já tenham possuído registro na Anvisa, ou seja, produtos que já foram avaliados pela agência em algum momento. No entanto, os equipamentos médicos que perderam a validade do registro em razão de problemas de segurança ou eficácia ficam excluídos dessa permissão”.
Segundo a agência, a autorização permanecerá em vigor até que a situação de emergência em saúde pública seja encerrada pelo Ministério da Saúde.
