Água verde e menos peixes: o que acontece com o rio Tietê no interior de SP

Analistas encontraram nitrato e fosfato, indicadores relacionados à poluição e ao excesso de nutrientes

Rio Tietê na região de Araçatuba, no interior de São Paulo

Rio Tietê na região de Araçatuba, no interior de São Paulo | Divulgação/PMA

Analistas detectaram a presença de compostos químicos e a piora na qualidade da água do rio Tietê no noroeste paulista. Entre as substâncias encontradas estão nitrato e fosfato, indicadores relacionados à poluição e ao excesso de nutrientes no lençol freático.

Conforme os pesquisadores, o fenômeno já é visível em alguns trechos do rio, nos quais a água passou a apresentar coloração esverdeada.

Além da mudança de cor, o agravamento da poluição causou reflexos para pescadores da região. Segundo a TV TEM, houve redução na quantidade de peixes capturados nos últimos meses.

A análise é feita uma vez por mês por voluntários do projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica. Na região de Araçatuba, o levantamento é realizado pelo Clube da Árvore.

Mancha verde

Ainda segundo a TV TEM, o fenômeno da mancha verde é causado pelas plantas aquáticas que invadem o rio e se reproduzem de forma rápida pelo excesso de nutrientes. Os nutrientes são provenientes do esgoto doméstico ou industrial, vinhaça e de fertilizantes aplicados nas lavouras

Desde junho do ano passado até abril deste ano, foram realizadas 13 análises no trecho monitorado pelos integrantes do projeto.

A mais recente revelou o maior número de poluentes desde o início da série de coletas.

O rio Tietê nasce na cidade de Salesópolis, e corta São Paulo do leste para o oeste. É considerado o rio mais emblemático do Estado.