A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 09 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Bombeiros atuam para fogo cessar e se manter no prédio do shopping no Brás, em São Paulo

Causa do incêndio será investigada e, por enquanto, não há informações de onde o fogo começou

Da Reportagem

30/10/2024 às 12:40  atualizado em 30/10/2024 às 13:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Maioria das pequenas lojas estava com estoque cheio e material é inflamável, o que dificulta o trabalho dos bombeiros

Maioria das pequenas lojas estava com estoque cheio e material é inflamável, o que dificulta o trabalho dos bombeiros | Reprodução/X

O Corpo de Bombeiros intensificou o trabalho de combate e controle às chamas que atingiram o Shopping 25, na região do Brás, no centro de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30/10). As equipes trabalham para, além de cessar, manter as chamas apenas no prédio onde o fogo começou, para não avançar para prédios vizinhos. Por volta das 13 horas, o incêndio foi controlado. 

Continua depois da publicidade

O fogo se espalhou rapidamente por todo perímetro do terreno, 18.638 mil metros quadrados (m²). O teto colapsou por volta das 8h e mais tarde, por volta das 11h30, partes do shopping também desabaram

A equipe precisou quebrar algumas paredes para o fogo não se alastrar. A maioria das pequenas lojas estava com o estoque cheio e o material é inflamável, o que dificulta o trabalho dos bombeiros. 

Ao todo, 76 homens trabalham no local e 29 viaturas foram enviadas. Os bombeiros informaram que 90% das chamas já foram controladas, mas o trabalho ainda será longo. A rua continua bloqueada para o trabalho dos bombeiros. O trânsito na região é intenso e há desvios em linhas de ônibus na região

Continua depois da publicidade

Segundo a tenente Olívia Perrone, em entrevista ao vivo para a rádio Bandeirantes, toda a estrutura do edifício já pode ser considerada colapsada. Ela informa que as equipes atuam em várias frentes de combate e a Defesa Civil aguarda resfriamento e autorização dos bombeiros para entrar no local com um engenheiro credenciado para verificar quais as condições da estrutura do prédio. 

Os edifícios ao lado do shopping também vão ser avaliados pela Defesa Civil. A causa do incêndio será investigada e, por enquanto, não há informações de onde o fogo começou.

Dificuldades

De acordo com o capitão Maykon Cristo, que comanda a operação no Brás, os bombeiros não tiveram dificuldade em conseguir usar a água dos hidrantes, mas ainda assim foram enviados caminhões-pipa ao local para evitar que faltasse água no combate ao incêndio. 

Continua depois da publicidade

Ele explicou, também em entrevista à rádio Bandeirantes, que no shopping há muito material inflamável e quando há muito material para queimar, tem muito trabalho para o Corpo de Bombeiros combater, consequentemente, segundo ele, quando há muito trabalho, o tempo de atuação será alto. 

A tenente Olívia, do Corpo de Bombeiros, disse não será fácil fazer o rescaldo, porque é um incêndio muito grande e o combate deve continuar durante todo o dia e, provavelmente, ao longo da madrugada.

O capitão acredita que assim que o fogo iniciou pessoas que estavam no shopping tentaram apagá-lo sem conhecimento técnico, em vez de ligar imediatamente ao 193, o que pode ter dificultado e atrasado o combate às chamas. 

Continua depois da publicidade

Maykon Cristo informa que não foi permitida a entrada de nenhum bombeiro no prédio devido ao risco de desabamento e quantidade de fumaça tóxica. Por isso, a estratégia foi a de confinar o fogo apenas no prédio atingido e, assim, impedir que o fogo espalhasse para outros edifícios. 

Devido ao incêndio, 12 linhas de ônibus foram desviadas e diversas ruas bloqueadas para o trabalho dos bombeiros.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, o imóvel está com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde agosto deste ano. Em nota, a prefeitura informou que a licença de funcionamento foi aprovada em 2022 e era válida até 2027.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados