Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O premiê do Reino Unido, Boris Johnson convocou uma reunião emergencial de governo nesta segunda-feira | /MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Em uma nova tentativa de resolver o impasse que se transformou a saída do Reino Unido da União Europeia, o premiê Boris Johnson cogita convocar uma nova eleição geral no país, segundo a imprensa britânica.
Continua depois da publicidade
O primeiro-ministro convocou uma reunião emergencial de governo nesta segunda-feira (2).
De acordo com a BBC, Boris pode pedir neste encontro que os parlamentares de seu partido votem por uma nova eleição geral caso eles se posicionem contra o governo na questão do brexit.
A saída da UE está atualmente marcada para acontecer no dia 31 de outubro, mas Londres e Bruxelas ainda não chegaram a um acordo de como deve ficar a relação entre eles após esta data. O brexit foi aprovado em um plebiscito em 2016, com 52% dos votos.
Continua depois da publicidade
Boris foi eleito líder do Partido Conservador -e consequentemente primeiro-ministro- com a promessa de tirar o país do bloco no dia 31 mesmo que não exista um acordo. O problema para ele é que a maior parte do Parlamento é contra essa opção e prefere adiar a saída caso não exista um entendimento entre as partes. Uma saída sem regras pode trazer efeitos perversos para a economia britânica. Cabe ao Parlamento decidir sobre antecipar as eleições, mas Boris tem o poder de definir a data da votação. Com isso, poderia, em tese, marcá-la para depois de 31 de outubro, para um momento em que o brexit já teria ocorrido. (FP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade