A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 14 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

BYD entrega novo trem em SP e avança com testes da Linha 17

Veículo chegou nesta quinta-feira (14/8) ao Pátio Água Espraiada, na zona sul de São Paulo

Lucas Souza

14/08/2025 às 18:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Trem chegou ao Brasil pelo Porto de Santos

Trem chegou ao Brasil pelo Porto de Santos | Divulgação/Governo do Estado

A BYD Skyrail entregou o terceiro trem da Linha 17-Ouro. O veículo chegou nesta quinta-feira (14/8) ao Pátio Água Espraiada, na zona sul de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Após a chegada, a próxima etapa é a montagem e os testes da composição para verificar se o veículo receberá o certificado de segurança e será, enfim, liberado para operação.

O trem desembarcou no Brasil pelo Porto de Santos e, em seguida, foi levado à capital paulista em uma operação logística com oito carretas - cinco para os carros (vagões) e três para as estruturas de conexão.

Essa mesma logística será adotada para o carregamento do quarto trem, que já está no porto do litoral paulista.

Continua depois da publicidade

O primeiro trem chegou no Brasil em abril de 2024, enquanto o segundo foi entregue em fevereiro de 2025, quase um ano depois.

Conheça o trem

Com capacidade para transportar até 616 passageiros distribuídos em cinco carros, a composição conta com passagem livre entre os vagões, ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de vigilância, sistema de combate a incêndio, comunicação audiovisual que inclui mapa dinâmico e intercomunicador com o Centro de Controle Operacional (CCO).

Uma das principais inovações é a bateria que permite a movimentação do trem por até 8 km, mesmo em caso de falta de energia, segundo informações do Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Os trens da Linha 17-Ouro são totalmente automatizados (sistema UTO) e contam com tecnologias que permitem maior aproximação entre composições, aumentando a eficiência da operação.

Após a montagem no pátio, a composição iniciará testes estáticos e dinâmicos até a obtenção do certificado de segurança.

Linha 17-Ouro

Prevista para operar em 2026, a Linha 17-Ouro será o segundo monotrilho de São Paulo, com 6,7 quilômetros de extensão operacional e capacidade de transportar até 90 mil passageiros por dia.

Continua depois da publicidade

A nova linha conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração também à Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.

Ao todo, serão oito novas estações, com possibilidade de ampliação futura: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados