Entre em nosso grupo
2
Apesar de o Ministério da Saúde já ter liberado esta dose também para quem tem acima de 40 anos, a cidade ainda manterá seu calendário prévio
22/06/2022 às 09:34 atualizado em 22/06/2022 às 09:44
Continua depois da publicidade
Vacinação | DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SP
A cidade de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (22) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em adultos com 45 anos ou mais, conforme informado pela Prefeitura.
Continua depois da publicidade
Conhecida como segunda dose de reforço, a aplicação extra do imunizante estará disponível para pessoas que tomaram a terceira dose contra Covid há pelo menos quatro meses. O texto conta com informações do "g1".
O público com idade entre 45 e 49 anos é estimado em meio milhão de pessoas na Capital e a Prefeitura afirma que possui cerca de um milhão de doses em estoque. Ainda com relação ao lote disponível para vacinação com quarta dose, a administração municipal diz que aguarda novas doses do Ministério da Saúde para poder estender o reforço vacinal para pessoas acima de 40 anos.
O prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), comentou sobre a vacinação com a quarta dose, convocando os paulistanos com idade acima de 50 anos para se vacinarem. "Nós temos 500 mil pessoas acima de 50 anos que ainda não foram se vacinar. É importante que eles procurem nossos serviços de saúde, as nossas 470 UBSs para poderem se vacinar".
Continua depois da publicidade
A autorização para oferta de quarta dose pelos municípios foi dada pelo governo do estado sob a condição de que estas cidades considerem seus estoques de vacina antes de trabalhar com a antecipação do esquema vacinal.
O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira a recomendação para que os estados ofertem a quarta dose para pessoas acima de 40 anos.
Profissionais de saúde maiores de 18 anos, pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos (inclusive gestantes e puérperas), e adolescentes com imunossupressão com 12 a 17 anos de idade (inclusive gestantes e puérperas), também já podem ser imunizados com a segunda dose de reforço.
Continua depois da publicidade
No estado de São Paulo, a vacinação acontece em megapostos, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMA/UBS Integradas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade