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Cotidiano
Rafael Ventura, da NINE Comunicação, oferece casting de influenciadores digitais e estratégias de marketing que ajudam as marcas na divulgação de seus produtos e serviços
08/07/2022 às 13:44 atualizado em 08/07/2022 às 13:48
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Rafael Ventura, CEO Nine Comunicação | Foto: Divulgação
Nos últimos anos, o marketing de influencia nunca esteve tão presente e gerou tantos resultados para as empresas. Por isso, saber escolher o influenciador digital ideal para uma campanha se tornou uma necessidade e ao mesmo tempo uma das maiores dificuldades para as marcas. Para driblar esses desafios, as agencias especializadas desempenham um papel importante para traçar e buscar o perfil ideal do influenciador adequado para divulgar a campanha de um determinado comercial ou serviço.
Rafael Ventura, CEO da NINE Comunicação, agencia especializada no gerenciamento de carreiras de influenciadores, pontua que critérios como analise do publico, comportamento e identificação são fatores importantes para fazer o mapeamento do influenciador. “Primeiro de tudo, é preciso saber com quem e o que que quer se comunicar. Partindo desse princípio, criamos estratégias para atingir o público alvo. Muitas vezes se pensa que o número de seguidores ou o engajamento precisam ser altos, mas isso é um mito”, disse Rafael e complementou. “Trabalhamos muito com os micros influenciadores nichados, principalmente quando quer se atingir um público de uma determinada região em específico. Um exemplo disso é uma campanha em que um app de entregas queria comunicar sobre os restaurantes locais. Fizemos um estudo para determinar quais os nomes que atingiriam aquele público, trabalhando principalmente com pessoas conhecidas naquelas regiões específicas. O resultado final foi um tremendo sucesso”.
O especialista ressalta que há diferenças nas estratégias adotadas pelas agências para traçar o perfil do influenciador ideal para ilustrar a campanha de um produto ou serviço. “A NINE tem um casting próprio, mas não nos limitamos a ele. Os nomes do nosso casting são selecionados com o intuito de atingir os mais diversos nichos e segmentos possíveis, como geolocalização, temática, abordagens sociais, entre outros. Acreditamos que quanto mais diverso for o nosso casting, mais resultados positivos a gente consegue entregar aos nossos clientes e parceiros”, disse.
Mercado Influeciadores
Segundo estudo da multinacional de pesquisas Nielsen, os influenciadores digitais já somam 500 mil só no Brasil, com pelo menos 10 mil seguidores cada um. “Sempre há espaço para todos em qualquer área.O importante é sempre ser original, e se destacar. No marketing de influência também não é diferente. O mercado é muito promissor”, disse Rafael Ventura
O especialista ressalta que para ser um influenciador de sucesso é necessário tempo, dedicação, focar em um nicho específico e dominar o assunto o qual será abordado seja em uma campanha ou nas redes sociais. “Quem quer fazer tudo, não faz nada". Então é importante focar. Não há receita mágica, mas iniciando dessa forma já vai criando uma comunidade sua, que vai crescer cada vez mais. Ah, também é muito importante conhecer, pelo menos um pouco, sobre os algoritmos (os famosos robozinhos) das redes sociais que você vai usar, como quais postagens que mais entregam, melhores horários para postagem, etc”, completou.
Outra dúvida para quem está começando a trabalhar como influenciador digital é o conteúdo. Além disso, cada rede social conta com variações de performances e taxas de engajamento, o consumo de conteúdo em cada plataforma é aplicado de maneira diferente, é preciso adaptar o discurso e conteúdo que se deseja trabalhar em cada rede social “Ser influenciador é sim uma profissão, e como qualquer outra, é preciso se esforçar muito, cumprir metas, e estar muito focado. Muitas vezes a gente olha um vídeo de um minuto e acha que é fácil fazer aquilo, mas o que a gente vê é apenas a ponta do iceberg, pois foram horas pensando em roteiro, gravando e editando. Portanto, também é necessária muita força de vontade, determinação e foco. Cada rede social conta com variações de perfomances e taxas de engajamento”, finaliza.
Sobre a NINE Comunicação:
A Nine é uma agencia que tem o objetivo de unir artistas e influenciadores com marcas, rentabilizando a influência e o talento desses artistas, e ao mesmo tempo ajudando que as marcas tenham visibilidade e relevância junto ao público que desejam atingir. Além disso, a empresa também faz o gerenciamento e empresariamento da carreira de alguns talentos da casa, criando estratégias para alavancar carreiras.
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