A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 08 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ciclone bomba se forma no Sul e traz alerta de chuvas intensas

Fenômeno deve provocar ventos de 50 km/h a 70 km/h

Monise Souza

08/09/2025 às 16:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
No Sudeste, uma nova frente fria chega na quinta-feira (11/9)

No Sudeste, uma nova frente fria chega na quinta-feira (11/9) | Reprodução/Climatempo

Um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul dará origem a um ciclone extratropical nesta segunda-feira (8/9), com possibilidade de configuração de “ciclone bomba”, segundo a MetSul Meteorologia.

Continua depois da publicidade

Os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão em alerta laranja para ventos costeiros até terça-feira (9/9), enquanto Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul permanecem sob alerta amarelo para tempestades, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O fenômeno deve provocar ventos de 50 km/h a 70 km/h na costa gaúcha, com chuva intensa principalmente na região Sul do estado, atingindo volumes entre 50 mm e 100 mm. A instabilidade também alcançará o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.

Tempo em SP

No Sudeste, uma nova frente fria chega na quinta-feira (11/9), trazendo queda de temperatura principalmente nas regiões litorâneas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

No fim do mês passado, um ciclone extratropical atingiu o litoral de São Paulo, com ventos fortes e rajadas cuja intensidade variou de moderada a intensa.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, nos próximos dias haverá variação das temperaturas, que sofrerão pequena queda na quarta-feira (10/9), em função da passagem rápida de uma frente fria de fraca atividade, posicionada bem afastada sobre o oceano.

Apesar disso, volta a esquentar na quinta-feira (11/9), com previsão de máxima ao redor dos 28°C e índices mínimos de umidade do ar próximos aos 30%, podendo ficar ligeiramente abaixo em alguns bairros.

Continua depois da publicidade

As simulações atmosféricas mais recentes indicam uma queda mais acentuada das temperaturas a partir da sexta-feira (13/9), o que vai deixar o final de semana com sensação de frio na capital e em cidades vizinhas da Região Metropolitana, mas sem previsão de chuva significativa.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados