A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 15 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ciclone extratropical profundo e tempestades atingem Brasil; veja quando

Fenômeno pode trazer vento intenso e onda de tempestades com temporais fortes a severos entre a Argentina, Uruguai e o Brasil

Monise Souza

21/10/2024 às 11:30  atualizado em 21/10/2024 às 11:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
MetSul Meteorologia alerta para situação meteorológica potencialmente grave

MetSul Meteorologia alerta para situação meteorológica potencialmente grave | Divulgação/Climatempo

A semana começou com a chegada de uma frente fria em algumas regiões do Brasil, o que deixou o tempo bastante instável no estado neste domingo (20/10). Há um alerta para uma situação meteorológica potencialmente grave.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira ( 21/10), a frente fria começa a se afastar para alto-mar, mas ainda ajuda a manter áreas de chuva no interior da região Sudeste e em parte do Centro-Oeste do País. 

Chegada da frente fria

Uma nova frente fria passa pela região sul do País na terça-feira (22/10). Segundo o Climatempo, terá fraca intensidade. Durante a quarta (23/10) esta frente fria deve avançar até a altura do litoral de São Paulo. 

Formação do ciclone extratropical

A MetSul Meteorologia alerta para uma situação meteorológica potencialmente grave com a atuação de um ciclone extratropical.

Continua depois da publicidade

O ciclone pode trazer vento intenso e onda de tempestades com temporais fortes a severos entre a Argentina, Uruguai e o Brasil.

Quando deve chegar?

Com o mais alto risco de tempo severo na região entre quarta (23/10) e parte da sexta (25/10). 

De acordo com o Climatempo, este ciclone extratropical está chamando a atenção dos meteorologistas, pois poderá alcançar uma pressão atmosférica abaixo de 1000 hectopascais (hPa), que são potencialmente perigosos e podem provocar tempestades com ventos muito fortes. 

Continua depois da publicidade

Com a baixa pressão se aprofundando, uma linha de instabilidade com temporais forte a severos, especialmente de vento, pode começar no Nordeste da Argentina e avançar na quinta pelos estados do Sul do Brasil e o Paraguai.

Também na quinta, a instabilidade aumenta no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil com pancadas de chuva e risco de temporais isolados em vários pontos. Mato Grosso do Sul e São Paulo são os estados de maior risco de tempo severo isolado.

O que são ciclones extratropicais:

Ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica caracterizados por ventos fortes e um padrão de rotação específico.

Continua depois da publicidade

Eles se formam quando uma massa de ar quente e úmida sobe e se condensa, criando nuvens e precipitação. Esse processo gera um vórtice de vento que gira em torno da área de baixa pressão.

Últimas tempestades

Após um temporal deixar mais de 2 milhões de moradores da capital paulista sem energia elétrica na última sexta (11/10), a concessionária Enel Distribuição SP deixou milhões de famílias sem energia.

Mesmo com um alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo para pancadas de chuva e rajadas de vento entre sexta-feira (18/10) e domingo (20/10), a Capital teve chuva moderada, mas, São Paulo chegou a ter 80 mil imóveis sem energia no último fim de semana.

Continua depois da publicidade

Previsão do tempo na Capital

A capital paulista deve ter predomínio de céu nublado e temperatura em elevação em toda a cidade, segundo a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Ainda conforme o CGE, o sol deve aparecer entre nuvens e a temperatura apresenta elevação nesta terça-feira (22/10). Já na quarta-feira (23/10), a frente fria se afasta e São Paulo deve ter menos chuvas nesta semana. Confira previsão completa na Capital.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados