A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 05 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ciclone intenso deve trazer tempestades, granizo e vendavais

Situação exige atenção especial nos próximos dias, já que o sistema deve afetar também partes do sul, centro-oeste e sudeste

Yasmin Gomes

05/12/2025 às 22:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fenômeno deve trazer ventos muito fortes, tempestades severas e chuvas intensas

Fenômeno deve trazer ventos muito fortes, tempestades severas e chuvas intensas | Earth Null

O Rio Grande do Sul pode enfrentar um intenso ciclone entre a próxima terça (9/12) e quarta-feira (10/12) da próxima semana, alerta a MetSul Meteorologia.

Continua depois da publicidade

O fenômeno deve trazer ventos muito fortes, tempestades severas e chuvas intensas, com risco de impactos no setor elétrico e transtornos para a população.

A situação exige atenção especial nos próximos dias, já que o sistema deve afetar também partes do sul, centro-oeste e sudeste do Brasil.

Nesta semana, o Rio Grande do Sul registrou uma massa de ar muito quente onde os termômetros chegaram a 40°C.

Continua depois da publicidade

Como o ciclone vai se formar

Segundo os modelos de previsão, uma área de baixa pressão vinda do Pacífico cruzará os Andes e avançará pela Argentina, combinando-se com outra baixa em superfície no Paraguai.

Essa interação deve iniciar o processo de ciclogênese entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai na terça-feira, provocando rápida queda da pressão atmosférica e instabilidade intensa.

Na quarta-feira, o ciclone deve se deslocar para a costa gaúcha, com ventos extremamente fortes e possibilidade de rajadas de 80 a 100 km/h no Sul e Leste do estado. No começo da próxima quinta-feira (11/12), o sistema ainda deve causar instabilidade no Leste gaúcho antes de se afastar rapidamente.

Continua depois da publicidade

Riscos de chuva, vento e tempestades

A MetSul prevê que o ciclone pode gerar volumes de chuva localmente entre 50 mm e 200 mm em poucas horas. As tempestades podem incluir granizo e vendavais pontuais, com chance de supercélulas em algumas áreas.

O vento intenso deve afetar a rede elétrica, especialmente no Leste e Sul do Rio Grande do Sul, aumentando o risco de cortes de energia para clientes das concessionárias da região.

Os modelos apontam pressões atmosféricas muito baixas, com áreas do Sul do estado abaixo de 1000 hPa, e o centro do ciclone próximo à costa podendo registrar cerca de 980 hPa, valores incomuns para a região.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados