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Cotidiano
O índice de reclamações pelo total de usuários não sofreu grande variação, o que indica que o problema é persistente, mesmo com a queda no número de passageiros
21/07/2022 às 14:15 atualizado em 21/07/2022 às 14:36
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Movimentação de passageiros em ponto de ônibus na capital paulista | Rovena Rosa/Agência Brasil
A Prefeitura de São Paulo divulgou que o número de reclamações contra motoristas que ignoraram o sinal de parada para coletar passageiros ficou em 2.468 registros, somente no primeiro trimestre deste ano. As reclamações foram feitas pelo Portal 156 e denunciam que os ônibus passam reto pelos pontos mesmo quando os usuários solicitam embarque ou desembarque.
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Apesar do número representar uma queda de 21,8% em relação àquele observado no mesmo período de 2019 (ano pré-pandemia), também houve uma diminuição significativa na média de usuários transportados diariamente pela SPTrans.
Segundo a empresa, em abril deste ano, o sistema recebeu cerca de 720 mil passageiros a menos do que há três anos. Contudo, o índice de reclamações pelo total de usuários não sofreu grande variação, o que indica que o problema persiste.
Lista dos 10 endereços com mais reclamações no Portal 156 durante o primeiro trimestre de 2022:
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No registros de reclamações também é possível observar que as vias destacadas na lista anterior já estavam no topo das reclamações em 2019. Depois de três anos, elas continuam entre as que mais apresentam este tipo de denúncia.
A SPTrans afirmou por meio de nota ao portal "g1" que "esse tipo de conduta não está de acordo com o padrão de qualidade de operação exigido pela São Paulo Transportes" (veja íntegra abaixo).
A companhia declarou ainda que as reclamações recebidas pelo Portal 156 visam direcionar as equipes de fiscalização para uma ação mais efetiva e assim verificar os problemas citados e corrigi-los, orientando os funcionários.
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Ainda de acordo com a SPTrans, o Regulamento de Sanções e Multas previsto nos contratos de concessão das linhas de ônibus da capital prevê a possibilidade de aplicação de multa destes casos de desrespeito aos sinais de parada.
O que diz a SPTrans
A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da SPTrans, em resposta a solicitação da produção do telejornal “Bom Dia São Paulo”, da Rede Globo, acerca de reclamação de que motoristas de ônibus do transporte coletivo não atendem ao sinal de embarque e desembarque, informa: esse tipo de conduta não está de acordo com o padrão de qualidade de operação exigido pela São Paulo Transportes.
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A SPTrans esclarece que as reclamações recebidas são verificadas e as empresas responsáveis são orientadas e cobradas a respeito dos níveis de qualidade e eficiência exigidos pela gestora.
As reclamações recebidas pela SPTrans são utilizadas para direcionar suas equipes de fiscalização para uma ação mais efetiva, visando corrigir os problemas citados e, também, podem gerar alterações no trajeto de linhas, reforço na quantidade de viagens e complemento no treinamento dos operadores, por exemplo.
Não atender a pedido de embarque ou desembarque é passível de multa, de acordo com o Regulamento de Sanções e Multas (Resam) previsto no contrato de concessão.
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Os passageiros podem contribuir com as ações de fiscalização registrando suas reclamações e sugestões por meio da Central 156 e do site http://sp156.prefeitura.sp.gov.br. É importante que o munícipe informe prefixo, local, linha e horário da ocorrência.
Sobre o número de passageiros, em média, nos dias úteis, a SPTrans informa que foram transportadas 3,3 milhões de pessoas em abril de 2019, 1,03 milhão em abril de 2020, 1,67 milhão em abril de 2021 e 2,58 milhões em abril de 2022.
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Com relação ao treinamento dos colaboradores, o contrato celebrado com as empresas concessionárias do transporte coletivo prevê conteúdos, carga horária e periodicidade de treinamento para os operadores.
Além disso, a SPTrans realiza, desde 2017, o Programa Viagem Segura, em que os motoristas, cobradores e fiscais das empresas são preparados mediante ações de treinamento, que visam formar, atualizar e reciclar os operadores.
O principal objetivo dos treinamentos é ampliar as competências para o efetivo papel que devem desenvolver no exercício da profissão no sistema de transporte coletivo da cidade, com foco em segurança e acolhimento, com especial atenção às pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
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Os operadores são treinados diretamente pelos RH’s das empresas concessionárias, seguindo as diretrizes do que é determinado pela SPTrans.
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