Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundado dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 9,2 milímetros neste julho, o equivalente a 18% da média mensal para este mês
Continua depois da publicidade
Calor na cidade de SP | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O mês de julho foi o único com apenas um dia de chuva desde 1933, quando se iniciou as medições do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Segundado dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 9,2 milímetros neste julho, o equivalente a 18% da média mensal para este mês, que é de 48,4 milímetros. As informações são do portal "G1".
O Instituto também destacou que além das chuvas abaixo da média, o mês teve a maior média de temperaturas máximas já registrada, com 25,5ºC. A série histórica do instituto tem início em 1945.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a cidade ficou 47 dias seguidos sem chuva, entre os dias 10 de junho e 29 de julho.
Continua depois da publicidade
Segundo o Inmet, ter somente um dia com registro de chuva significativa (acima ou igual a 1 milímetros) é atípico porque a média climatológica é de quatro dias com chuvas relevantes em julho.
Meses de julho mais secos, segundo IAG
2006 - com 3 dias de chuva e um total acumulado de 0,4 mm.
1974 - com 4 dias de chuva e um total acumulado de 0,5 mm;
1933 - com 13 dias de chuva e um total acumulado de 2 mm;
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade