Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com a indicação para maiores de 18 anos, adolescentes de 15 anos ou menos não podem entrar nas sessões, mesmo acompanhados pelos pais | Reprodução/TikTok
Policiais militares foram acionados em uma sessão de cinema na zona leste de São Paulo, no último sábado (13/9), após uma mãe levar os filhos, duas crianças, para assistir a "Demon Slayer: Castelo Infinito", filme de animação japonês que passou a ter classificação indicativa para maiores de 18 anos.
Continua depois da publicidade
Uma pessoa relatou nas redes sociais que estava assistindo ao filme quando funcionários da rede Cinemark interromperam a sessão e pediram que todas as crianças presentes saíssem.
Ainda conforme o relato, uma família teria se recusado a deixar a sala, o que causou a confusão e deixou o filme suspenso por quase uma hora. Em seguida, entraram quatro policiais na sala.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), no boletim de ocorrência registrado pela mãe, ela disse que, quando comprou os ingressos, não havia a classificação indicativa estabelecida para o anime. O caso foi encaminhado ao 66° Distrito Policial (Jardim Aricanduva), responsável pela área. E o representante do local será intimado para prestar esclarecimentos
Continua depois da publicidade
Um dia antes da estreia do filme no Brasil, as redes de cinema passaram a informar que, por determinação do Ministério da Justiça e Segurança, a classificação indicativa de "Demon Slayer: Castelo Infinito" foi mantida para maiores de 18 anos. A distribuidora Sony Pictures pretendia que a classificação fosse para maiores de 14 anos.
Com a indicação para maiores de 18 anos, adolescentes de 15 anos ou menos não podem entrar nas sessões, mesmo acompanhados pelos pais.
Nas redes sociais, o Cinemark publicou uma postagem sobre a decisão da classificação indicativa.
Continua depois da publicidade
"Sabemos o quanto vocês estavam ansiosos para embarcar nessa nova jornada com Tanjiro, e entendemos a frustração de quem não vai poder assistir ao filme agora. Esperamos que vocês continuem celebrando esse universo incrível com arte, teorias e tudo que faz essa comunidade ser tão especial. Clientes de 16 e 17 anos podem assistir ao filme mediante autorização devidamente assinada pelos responsáveis ou acompanhados por eles. O link para o documento está disponível nos destaques dos stories. Já adolescentes de 15 anos ou menos não podem assistir ao filme, mesmo acompanhados pelos responsáveis ou com autorização preenchida".
Conforme divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança, a classificação indicativa não é censura e tem como intuito "informar previamente aos pais ou responsáveis sobre o conteúdo das obras, garantindo assim o direito de escolha".
Para isso, três eixos temáticos definem qual será a indicação de um certo conteúdo: sexo e nudez, drogas e violência. Em caso de transmissão pela televisão, há indicações de recomendações de horários.
Continua depois da publicidade
Livre: é possível a presença de armas sem violência, morte não violentas, ou violência fantasiosa, como acontece em desenhos animados. Tratando-se de nudez, são permitidas cenas não erotizadas. Por fim, pode ser exibido consumo moderado ou insinuado de droga lícita.
10 anos: pode conter conteúdos angustiantes, de medo ou tensão, arma com violência, ato criminoso sem violência, linguagem depreciativa e ossada ou esqueleto com resquício de ato de violência. Conteúdo educativo sobre sexo e descrição do consumo de droga lícita, discussão sobre o tema droga e uso medicinal de droga ilícita, também é possível.
12 anos: pode conter agressão verbal, assédio sexual, ato violento e ato violento contra animal, bullying, descrição de violência, exposição ao perigo, exposição a cadáver, exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante, lesão corporal, morte derivada de ato heroico, morte natural ou acidental com dor ou violência, obscenidade, presença de sangue, sofrimento da vítima, supervalorização da beleza física e do consumo e violência psicológica. É permitido mostrar apelo, carícia ou, insinuação sexual, linguagem chula ou de conteúdo sexual, masturbação, nudez velada e simulação de sexo. As produções podem exibir consumo de droga lícita ou irregular de medicamento, discussão sobre legalização de droga ilícita e indução ao uso ou menção a droga ilícita.
Continua depois da publicidade
14 anos: é possível ver cenas de aborto, estigma ou preconceito, eutanásia, exploração sexual, morte intencional e pena de morte. É permitida nudez, prostituição, relação sexual e vulgaridade. Quanto a drogas, as produções podem mostrar o consumo insinuado ou descrição do consumo ou tráfico de droga ilícita.
16 anos: pode apresentar atos de pedofilia, crime de ódio, estupro ou coação sexual, mutilação, suicídio, tortura e violência gratuita ou banalização da violência. Conteúdos com consumo, indução e produção ou tráfico de droga ilícita, também são permitidos.
18 anos: conteúdo exclusivamente destinado a adultos, sendo possível veicular apologia à violência e crueldade, sexo explícito, situação sexual complexa ou de forte impacto, e apologia ao uso de droga ilícita.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade