A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 13 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Com 26 projetos, Metrô de SP deve viver expansão gigante; entenda

Metrô e concessionárias que têm neste momento 26 projetos em andamento na Capital e Grande São Paulo; veja o que pode mudar

Bruno Hoffmann

05/08/2024 às 15:22  atualizado em 05/08/2024 às 15:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Metrô de São Paulo tem pelo menos 23 projetos de expansão em andamento

Metrô de São Paulo tem pelo menos 23 projetos de expansão em andamento | Divulgação/Metrô

O Metrô e as concessionárias que atuam no transporte sobre trilho na Capital e Grande São Paulo têm neste momento 26 projetos em andamento – entre estudos, análises e obras em si. As informações foram passadas à Gazeta por diferentes pastas do governo paulista.

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Metrô de forma individual – sem empresas privadas envolvidas – conta com três obras em andamento, nas linhas nas linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro.

Linha 2-Verde

Na 2-Verde, as obras se iniciaram em 2020 para a ampliação da linha em 8 quilômetros com mais oito estações na zona leste da Capital, entre Vila Prudente e Penha.

Há previsão de conclusão em duas etapas: 2026 até a Vila Formosa e 2027 até a Penha.

Continua depois da publicidade

Pessoas dentro de um vagão no Metrô de SPExpansão deve atingir maior parte das linhas, segundo governo/Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

15-Prata

Na 15-Prata, há obras também de ampliação, iniciadas em 2022.

Segundo o Metrô de São Paulo, serão mais 4,8 quilômetros de extensão entre Jardim Colonial e Jacu Pêssego, no sentido leste, e até Ipiranga, no sentido oeste.

A previsão de abertura é em 2027. Não foi especificado o mês que a linha deve iniciar a operação.

Continua depois da publicidade

17-Ouro

Já a Linha 17-Ouro está em implantação com 6,7 quilômetros de operação para o trecho entre o Aeroporto de Congonhas e o Morumbi (Linha 9-Esmeralda). As obras foram retomadas em 2023, com previsão de abertura em 2026.

Linha 17-Ouro do monotrilhoTrem importado da China que deve servir a Linha 17-Ouro

Há ainda quatro projetos do Metrô para a implantação de novas linhas, além de ampliação em mais uma linha. Eles são relacionados à Linha 2-Verde, à Linha 16-Violeta, à Linha 19-Celeste, à Linha 20-Rosa e, por fim, à Linha 22-Marrom.

Extensão até Cerro Corá e Dutra

Segundo o Metrô, a 2-Verde vai contar com mais duas fases de ampliação em cada uma ponta da linha, conectando a estação Vila Madalena a Cerro Corá (com mais 1,3 quilômetros e uma estação, em fase de Projeto de Investigações Geotécnicas) e a estação Penha à Dutra, em Guarulhos (5,8 quilômetros e 5 estações em fase de Projeto Executivo).

Continua depois da publicidade

Linha 16-Violeta

Há um projeto para o trecho entre Oscar Freire e Tiradentes, com 31,9 quilômetros de extensão operacional e 23 estações. Está neste momento em fase de contratação do Anteprojeto de Engenharia.

Linha 19-Celeste: de Bosque Maia, Guarulhos, a Anhangabaú, com 17,6 km e 15 estações. O Metrô concluiu recentemente o Projeto Básico.

Linha 20-Rosa

Um projeto estuda a criação de um trecho de Santa Maria a Santo André, com 31,1 quilômetros e 24 estações. O Metrô concluiu o Anteprojeto de Engenharia e está finalizando a contratação do Projeto Básico.

Continua depois da publicidade

Linha 22-Marrom

Essa ligaria do bairro do Sumaré, na Capital, a Cotia, com 29 quilômetros e 19 estações. Está em fase de elaboração do Anteprojeto de Engenharia.

Concessionárias

Há também uma série de projetos das concessionárias privadas que operam o transporte sobre trilho para expansão da malha ferroviária na Capital e na Grande São Paulo.

Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), atualmente o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) tem dois projetos de implantação das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, que estão em fase de elaboração dos estudos técnicos para viabilidade de concessão. 

Continua depois da publicidade

São Paulo ainda pode ter greve em linhas do metrôExpansão está em análise por diferentes secretarias do governo/Fernando Frazão/Agência Brasil

Já o programa SP nos Trilhos, lançado em maio deste ano, conta com 13 projetos metroviários para atender a Capital e região metropolitana, seja para passageiros, seja para cargas.

São eles: 

  • Linha 1-Azul: Ampliação Estação São Joaquim com Linha 6-Laranja
  • Linha 2-Verde - Penha – Dutra (Guarulhos) - Ampliação 
  • Linha 2-Verde - Vila Madalena – Cerro Corá - Ampliação
  • Linha 2-Verde: Vila Prudente-Penha 
  • Linha 2: Túnel de conexão Consolação-Paulista
  • Linhas 2 e 15: Ampliação Estação Vila Prudente 
  • Linha 4-Amarela: extensão até Taboão da Serra 
  • Linha 5-Lilás: extensão até Jardim Ângela 
  • Linha 6-Laranja: Brasilândia a São Joaquim
  • Linha 15-Prata: Jd.Colonial-Jacu-Ipiranga 
  • Linha 17-Ouro: Jd.Colonial-Congonhas-Morumbi
  • Linha 16-Violeta: Oscar Freire – Cidade Tiradentes 
  • Linha 22-Marrom | Sumaré (SP, Capital) – Cotia

Metrô em Taboão da Serra

Entre as linhas concessionadas, a SPI informou que há a extensão da Linha 4-Amarela, que será a primeira metroviária a sair dos limites da Capital.

Continua depois da publicidade

Com duas novas estações (Chácara do Jockey – ou Chácara do Jóquei, já que ainda não há definição sobre a nomeclatura ser na forma inglesa ou aportuguesada – e Taboão da Serra), a extensão prevê mais 3,3 quilômetros de trilhos, com início das obras previstas para o fim deste ano e início da operação no fim de 2028.

Em São Paulo, os trens da linha 4-amarela do metrô e linha 15-prata do monotrilho, circularam com velocidade reduzidaMetrô da Linha 4-Amarela, em dia de superlotação após uma falha no sistema/Reprodução

Linha 5-Lilás

A Linha 5-Lilás, segundo a pasta, também vai ter duas novas estações: Comendador Sant’anna e Jardim Ângela.

O aditivo, assinado em 21 de junho deste ano, prevê mais 4,3 quilômetros de extensão e as obras devem ser iniciadas no início de 2025 e a previsão de entrega é em 2029.

Continua depois da publicidade

Linha 6-Laranja

O Governo de São Paulo ainda promete entregar em 2026 o primeiro trecho da Linha 6-Laranja, entre as estações Brasilândia e Perdizes.

Em 2027, o segundo trecho será entregue, das Perdizes a São Joaquim, interligando a zona norte ao centro da cidade e conectando com a linha 1-Azul do Metrô e 7, 8 e 9 de trens urbanos. Já as linhas 16 e 22 estão em fase inicial de estudo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados