Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Taboão da Serra, Cajamar e Guarulhos implantaram ferramenta para agilizar o atendimento de saúde. ESTADO/A3 | / Ian Freitas/PMTS
Para evitar que os moradores se arrisquem em busca de atendimento médico em um período de pandemia, as prefeituras da região metropolitana de São Paulo investiram em consultas online. Municípios como Taboão da Serra, Cajamar e Guarulhos implantaram a alternativa para agilizar o suporte, e reforçaram que a medida possibilitou que os pacientes fossem atendidos e acompanhados de forma remota.
Continua depois da publicidade
Em Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande SP, a prefeitura implantou em março deste ano o “Alô Doutor”, como um canal de referência para atendimento aos moradores com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Desde o início do serviço até agora, o Alô Doutor já realizou o monitoramento de 3.227 pacientes, e no último mês de maio atendeu 330 pessoas. O serviço atende pelo número (11) 4788-7700, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
“Pensamos no Alô Doutor como uma estratégia de saúde em que o paciente pudesse falar com um médico, ser consultado sem precisar sair de casa, diminuindo os riscos de exposição. Depois de implantado, ampliamos os serviços do Alô Doutor com a entrega de remédios na casa do paciente”, complementou o prefeito de Taboão da Serra, Aprigio (Podemos).
Continua depois da publicidade
O Alô Doutor é indicado para pacientes que estejam com sintomas leves de Covid-19. Caso o morador de Taboão da Serra apresente sintomas que indicam agravamento como falta de ar ou dificuldade respiratória, ele será aconselhado a procurar atendimento médico presencial de forma imediata.
Ainda na região sudoeste da Grande SP, o município de Embu das Artes também implantou em março do ano passado um canal para atendimento remoto. Na ocasião, os moradores podiam através de um telefone que funcionava 24h e todos os dias da semana, solicitar atendimento médico e tirar dúvidas sobre o vírus. O serviço foi desabilitado neste ano por conta da baixa procura.
Em Cajamar, os moradores podem procurar atendimento com os profissionais da Secretaria de Saúde através dos telefones (11) 4447-1233 / 4446-6330 / 4446-6818 e também pelo (11) 99465-4332 (WhatsApp). “Essa central auxiliou e continua prestando suporte aos nossos moradores com casos relacionados ao coronavírus. Logo no início a procura foi muito grande, mas constatamos que nos últimos meses a demanda tem regredido”, disse a secretária de Saúde, Patrícia Haddad à Gazeta.
Continua depois da publicidade
Já em Guarulhos, a central telefônica criada pela Administração também presta atendimento psicológico. No ano passado, a média era de cerca de 700 atendimentos por mês. O serviço é operado por uma equipe multiprofissional de nível superior da área de saúde com apoio médico. As chamadas podem ser realizadas pelo telefone (11) 2475-8661, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade