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Cotidiano

Contrato da Enel foi rompido e a energia não voltou? Veja para quem ligar

Processo de extinção do contrato da empresa de energia foi iniciado nesta terça-feira

Lucas Souza

16/12/2025 às 22:00

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Mais de 79 mil moradores em todo o Estado de São Paulo estão sem energia

Mais de 79 mil moradores em todo o Estado de São Paulo estão sem energia | Paulo Pinto/Agência Brasil

O rompimento do contrato da Enel com o Governo de São Paulo foi iniciado, nesta terça-feira (16/12), mas moradores paulistas ainda seguem sem energia.

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Segundo o balanço da própria Enel, 79.919 moradores em todo o Estado estão sem energia, há quem eles devem recorrer?

Apesar do processo ter sido iniciado, a extinção do contrato com a Enel deverá acontecer mais para frente, caso seja realmente extinto.

A empresa ainda poderá apresentar sua defesa administrativa em um prazo de 20 dias, ou seja, no dia 5 de janeiro de 2026.

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Enel permanece

Com isso, caso o cidadão esteja sem energia em casa, é necessário entrar em contato com a Enel por meio dos seguintes canais de atendimento:

  • WhatsApp: (21) 99601-9608 (Atendente Virtual Elena).
  • Telefone (SP): 0800 72 72 120 (Central de Relacionamento).
  • Aplicativo: baixe o app Enel para iOS ou Android para acessar serviços.
  • Agência Virtual: acesse o site da Enel para solicitar serviços online.
  • Lojas Físicas: encontre uma loja de atendimento para atendimento presencial.
  • Ouvidoria: se não resolver pelos canais anteriores, entre em contato com a Ouvidoria.

Falta de luz

Um ciclone extratropical provocou ventos de 90 km/h em todo o Estado de São Paulo, mas na Capital a ventania chegou a 98 km/h. Essa ventania derrubou árvores e interrompeu o fornecimento de luz em mais de 2,2 milhões de casas.

Moradores em todo o Estado de São Paulo chegaram a ficar sem energia por cinco dias e, a partir disso, as pessoas fizeram manifestações e fecharam avenidas.

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Além disso, o Governo de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (15/12), um comunicado sobre o serviço oferecido pela Enel no reestabelecimento de energia em todo o Estado de São Paulo.

A mensagem demonstra insatisfação quanto ao serviço da distribuidora de energia, dando ênfase que "os paulistas não podem continuar reféns de um serviço essencial prestado de forma inadequada".

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