Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
 
								Broche foi entregue ao rei prussiano Friedrich Wilhelm III como troféu de guerra | Reprodução/Sotherby's
Um broche de diamantes que pertenceu a Napoleão Bonaparte e foi apreendido após sua derrota na Batalha de Waterloo será leiloado pela primeira vez na quarta-feira (12/11), em Genebra.
Continua depois da publicidade
Avaliada entre 150 mil dólares, cerca de R$ 804 mil na cotação atual, e 250 mil dólares, aproximadamente R$ 1,3 milhão, a peça será o destaque do leilão “Royal & Noble” da Sotheby’s, dedicado a joias de origem real.
O item permaneceu por séculos sob posse da antiga família real prussiana antes de integrar uma coleção privada.
Criada por volta de 1810, a peça é um broche circular de aproximadamente 45 mm de diâmetro. Possui um diamante central de corte oval de 13,04 quilates, cercado por quase cem diamantes lapidados no estilo antigo.
Continua depois da publicidade
O item pode ter sido feito para adornar o chapéu bicorne de Napoleão em ocasiões especiais. Mais tarde, já sob posse prussiana, recebeu um gancho para ser usado também como pingente.
O broche permaneceu na Casa de Hohenzollern, família real prussiana, e depois passou aos imperadores alemães antes de integrar uma coleção privada nos últimos anos.
O broche fazia parte dos pertences pessoais que Napoleão levou para sua campanha final em Waterloo, juntamente com medalhas, armas e uma caixa com dezenas de diamantes soltos.
Continua depois da publicidade
Durante a fuga após a derrota de suas tropas pelas forças britânicas e prussianas, Napoleão foi forçado a abandonar várias carruagens que ficaram presas na lama a vários quilômetros do campo de batalha. O broche estava em uma delas.
Três dias após a batalha, em 21 de junho de 1815, a joia foi oferecida ao rei prussiano Friedrich Wilhelm 3º como troféu de guerra.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade