Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Primeiro ecoponto têxtil de São Paulo poderá receber todos os tipos de tecidos | Divulgação
A cidade de São Paulo inaugurou, nesta segunda-feira (20/10), seu primeiro Ecoponto Têxtil, localizado no Brás, bairro da região central da capital paulista que concentra mais de 6 mil empresas do setor, entre indústrias têxteis e lojas de confecção.
Continua depois da publicidade
Com funcionamento 24 horas por dia, a unidade recebeu investimento de R$ 373 mil, com capacidade para receber até 300 toneladas de resíduos têxteis por mês.
O ecoponto poderá receber todos os tipos de resíduos, como roupas, cobertores e até retalhos, mas aceitará apenas resíduos têxteis.
Todo o material recolhido será convertido em Combustível Derivado de Resíduo (CDR), que ao ser utilizado em fornos industriais de cimento, cal ou fornos movidos a biomassa, gera energia limpa e sustentável, reduzindo a emissão de poluentes e aproveitando resíduos que seriam descartados.
Continua depois da publicidade
A prática visa substituir o uso de combustíveis fósseis e minerais nesses fornos, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
Ao inaugurar o serviço, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que a área tinha um problema crônico de descarte de retalhos.
“As pessoas jogavam no meio da rua e o material ia para os bueiros, deixando uma situação realmente caótica. Agora teremos esse Ecoponto, que vai funcionar 24 horas, com capacidade de armazenar 300 toneladas por mês para as pessoas poderem trazer para cá”, ressaltou.
Para descartar corretamente outros materiais, como restos de entulho, móveis, embalagens de vidro, entre outros tipos de resíduos, a população deve ir até um dos 129 ecopontos convencionais distribuídos pela cidade. Os endereços podem ser consultados no site da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).
Continua depois da publicidade
Serviço
Ecoponto Têxtil
Endereço: Rua Cachoeira, 958, Catumbi
Funcionamento: 24 horas
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade