A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 27 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Educadora e empreendedora Ana Célia Ariza é a nova colunista da Gazeta

Profissional se destaca há 3 décadas por levar educação empreendedora para escolas de São Paulo, do Brasil e até do exterior

Bruno Hoffmann

27/11/2025 às 22:05  atualizado em 27/11/2025 às 22:17

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A educadora, empreendedora e profissional de marketing Ana Célia Ariza

A educadora, empreendedora e profissional de marketing Ana Célia Ariza | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

A educadora, empreendedora e profissional de marketing Ana Célia Ariza se destaca há mais de 30 anos por levar educação empreendedora para escolas de São Paulo, do Brasil e até do exterior. A intenção é simples, porém profunda: preparar as crianças para lidar com os desafios da vida, seja qual profissão pretendem seguir.

Continua depois da publicidade

Nesta semana, ela foi anunciada como nova colunista da Gazeta durante entrevista ao Direto da Gazeta. Ela prometeu levantar os temas que desenvolveu e colocou em prática nas últimas três décadas.

Ana Célia Ariza durante entrevista à Gazeta/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ana Célia Ariza durante entrevista à Gazeta/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ela foi entrevistada pelo podcast Direto da Gazeta/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ela foi entrevistada pelo podcast Direto da Gazeta/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A profissional tem 3 décadas de experiência com educação, marketing e empreendedorismo/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A profissional tem 3 décadas de experiência com educação, marketing e empreendedorismo/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ela desenvolveu livros e kits educacionais que utilizam atividades práticas para introduzir empreendedorismo a crianças/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ela desenvolveu livros e kits educacionais que utilizam atividades práticas para introduzir empreendedorismo a crianças/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
'Mesmo com pouco tempo, você pode ser a pessoa que vai despertar o espírito empreendedor no seu filho'/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
'Mesmo com pouco tempo, você pode ser a pessoa que vai despertar o espírito empreendedor no seu filho'/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ela explicou que ensinar empreendedorismo aos menores é tão importante quanto matemática e português/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ela explicou que ensinar empreendedorismo aos menores é tão importante quanto matemática e português/Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Ela explicou que ensinar empreendedorismo aos menores é tão importante quanto disciplinas tradicionais, e celebrou que o tema tem se popularizado. “Português e matemática são as paredes e o telhado, mas o empreendedorismo é  o concreto da fundação, a base sólida e subterrânea que garante que a pessoa terá a estabilidade necessária para não desmoronar”, contou Ana Célia.

A infância, disse, é o momento ideal de começar a tratar do tema, já que “tudo o que se ensina para uma criança, a absorção é muito mais rápida”.

Continua depois da publicidade

O conteúdo, porém, não servirá apenas para alguém que pense em criar o próprio negócio no futuro. Todos devem ter noção de empreendedorismo, mesmo seguindo profissões tradicionais ou assalariadas, explicou.

Transformar cotidiano em oportunidades

Mas não pense que é necessário abrir uma planilha de Excel à frente de um menino ou uma menina de 7 anos para começar a entrar no assunto. Ela explicou que seu método consiste em transformar situações cotidianas e datas comemorativas em oportunidades para ensinar conceitos como planejamento, responsabilidade e trabalho em equipe.

Para isso, ela desenvolveu livros e kits educacionais que utilizam atividades práticas para introduzir noções de marketing, planejamento estratégico e tomada de decisões.

Continua depois da publicidade

"Uma pergunta que você pode fazer para o seu filho é o que ele fez naquele dia que ele poderia fazer diferente no dia seguinte. Isso fará ele refletir e buscar soluções criativas", destacou.

Ela disse também que é possível, sempre antes de sair de casa, pedir para a criança ver se não está esquecendo dos materiais, do que ela precisa naquele dia para fazer um dia produtivo. Em suma: planejar e se organizar.

Segundo a profissional, os pais devem parar de se sentir culpados pelo pouco tempo que passam ao lado dos pequenos. O importante, contou, é qualidade do tempo juntos, não a quantidade.

Continua depois da publicidade

“Mesmo com pouco tempo, você pode ser a pessoa que vai despertar o espírito empreendedor no seu filho. O que um pai nunca pode fazer é desmotivar”, analisou.

Além de educar as crianças, a coluna pretende oferecer dicas práticas aos pais sobre como aproveitar o tempo limitado com os filhos para despertar o espírito empreendedor e construir a autoestima deles.

Ana Célia concluiu que o objetivo principal é formar adultos com visão ampliada, criatividade e disciplina. “A pretensão é que as crianças cresçam como sucessoras, não como herdeiras".

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados