A Prefeitura de Belém anunciou na noite deste domingo (19/4) a assinatura de um decreto de emergência para combater os impactos das fortes chuvas na cidade, que ultrapassaram 26 horas seguidas e causaram alagamentos em vários bairros.
Segundo o prefeito Igor Normando (MDB), uma força tarefa foi constituída a partir de membros do Centro de Operações, Defesa Civil, Zeladoria e Ciência Social.
Ainda segundo Normando, equipes estão nos bairros para garantir itens emergenciais às famílias afetadas. Entre as medidas tomadas, também está o aumento de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua.
Além disso, foi divulgado um ponto de coleta de doações na Aldeia Amazônica para auxílio dessas famílias, pelos quais são aceitos colchões, itens de higiene pessoal, cestas básicas, alimentos não perecíveis e roupas.
A governadora Hana Ghassan (MDB) determinou a realização de ações imediatas para cuidar das famílias atingidas e minimizar os impactos.
“Desde ontem estamos agindo no local de forma integrada, acompanhando as famílias, acolhendo e remanejando para locais seguros”, afirmou a governadora.
Governadora ao lado de equipe formada para coordenar ações estaduais em Belém/Marco Santos/Agência ParáO que aconteceu
As fortes chuvas na capital paraense começaram no sábado (18/4). O nível de chuva atingiu mais de 150 milímetros em menos de 24h, quase metade do que se espera para o mês inteiro de abril.
O cenário de chuvas foi agravado pela maré alta, que chegou a 3,6 metros e dificultou o escoamento da água.
O bairro mais afetado foi o Terra Firme. As águas também subiram em locais como Condor, Jurunas, Icoaraci, Tapanã, Parque Verde e Cabanagem, com alagamentos e dificuldades de locomoção dos moradores.
