Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Durante as visitas, os agentes também compartilham dicas de economia e uso consciente da energia elétrica | Divulgação/Enel
A Enel Distribuição São Paulo promove, ao longo desta semana, uma ação porta a porta nos bairros Grajaú, Parque Cocaia e Jardim Brasília, na zona sul da Capital, com foco no cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade em programas sociais, como a nova Tarifa Social de Energia Elétrica.
Continua depois da publicidade
A iniciativa faz parte do projeto Enel Compartilha Cidadania, que percorre diferentes regiões da área de concessão da empresa e inclui 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Além de orientar moradores sobre o direito ao benefício e apoiar o cadastro ou atualização de dados, as equipes da distribuidora também realizam a troca gratuita de lâmpadas comuns por modelos de LED, que são mais eficientes e econômicas. Cada residência pode trocar até 20 lâmpadas.
Durante as visitas, os agentes também compartilham dicas de economia e uso consciente da energia elétrica.
Continua depois da publicidade
Desde 5 de julho, cerca de 169 mil clientes da Enel São Paulo passaram a ter isenção total na tarifa de energia para os primeiros 80 kWh consumidos no mês, conforme definido pela Medida Provisória 1.300/2025. A medida beneficia especialmente famílias de baixa renda, incluindo populações indígenas e quilombolas.
Para os consumidores que ultrapassarem esse limite, o desconto passa a valer apenas para os 80 kWh iniciais, com cobrança normal sobre o que exceder.
Atualmente, mais de 959 mil famílias cadastradas como “Baixa Renda” continuam recebendo descontos, mas a expectativa é alcançar outros 357 mil clientes que ainda não estão incluídos no programa.
Continua depois da publicidade
Apesar da gratuidade parcial ou total, os clientes continuam recebendo fatura, já que outros encargos, como a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), são cobrados conforme regras municipais ou estaduais.
A Tarifa Social é concedida automaticamente desde 2022, desde que o cliente esteja com o cadastro atualizado no CadÚnico, ou seja, beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para verificar se está recebendo o desconto, o consumidor pode checar sua conta de luz. Caso não apareça, é necessário atualizar os dados no CadÚnico (cadunico.cidadania.gov.br) ou procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo.
Continua depois da publicidade
Quem estiver com o NIS (Número de Identificação Social) ativo e dentro das regras será automaticamente incluído pela Enel, sem necessidade de solicitação direta à distribuidora.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade