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Cotidiano

Escola rural de Porto Feliz surpreende e bate meta educacional do Saresp

Instituição atinge índice superior ao esperado e evidencia o trabalho coletivo e o impacto das políticas de ensino em área rural

Maria Eduarda Guimarães

24/05/2025 às 09:00  atualizado em 24/05/2025 às 09:04

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Instituição Professora Maria Aparecida Fernandes Leite atingiu 7,75 no Índice de Excelência Educacional

Instituição Professora Maria Aparecida Fernandes Leite atingiu 7,75 no Índice de Excelência Educacional | Divulgação

Uma escola rural de Porto Feliz, no interior de São Paulo, superou a meta estabelecida pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2024, e se destacou no cenário educacional paulista.

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Instituição Professora Maria Aparecida Fernandes Leite atingiu 7,75 no Índice de Excelência Educacional / Divulgação
Instituição Professora Maria Aparecida Fernandes Leite atingiu 7,75 no Índice de Excelência Educacional / Divulgação

A instituição Professora Maria Aparecida Fernandes Leite, que atende aos anos iniciais do ensino fundamental, atingiu 7,75 no Índice de Excelência Educacional (IEE), superando a expectativa de 7,66.

O Saresp avalia a proficiência dos estudantes em Matemática e Língua Portuguesa, fornecendo dados para analisar o desempenho acadêmico e direcionar políticas públicas.

O resultado da escola de Porto Feliz indica um avanço nos indicadores educacionais da região.

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Segundo o diretor da unidade, José Roberto Batista da Silva, o desempenho é resultado de um esforço conjunto.

“Superar a meta não é apenas motivo de orgulho, mas também de reconhecimento ao compromisso de todos que fazem parte dessa jornada educacional. Estamos transformando desafios em oportunidades de crescimento e construindo uma Porto Feliz melhor", afirmou ele.

A conquista é vista como um indicativo da qualidade do ensino público em áreas rurais. A evolução no desempenho escolar é indicada omo um fator positivo para o futuro educacional das crianças que, muitas vezes, estão distantes dos centros urbanos.

José Roberto atribui o sucesso a políticas de formação continuada de professores, estratégias pedagógicas inovadoras e acompanhamento individualizado dos alunos. A escola é apontada como um exemplo de qualidade educacional, contribuindo para a discussão sobre a melhoria dos indicadores de outras instituições.

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“Acreditamos numa escola feita de seres humanos, onde paredes e pessoas se completam. Este número é apenas um índice, ele não reflete o tamanho do trabalho desenvolvido aqui, pois formamos pessoas para a sociedade, mas o resultado atingido, verificado por meio de análise séria de dados, em nível estadual, evidencia o nosso compromisso diário com a educação”, ressaltou o educador.

O diretor também expressou gratidão aos professores, colaboradores, inspetores, merendeiras, auxiliares, servidores administrativos, coordenadores, pais e alunos.

“Fica a nossa gratidão e reconhecimento público pelos trabalhos e esforços diários em prol de um ensino público que promova a igualdade e que permita mobilidade social de nosso estudante”, completou.

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