Esquina mais famosa de São Paulo deve virar ‘Times Square’ brasileira

Apesar do apelido, a prefeitura estuda batizar o lugar de Boulevard São João

Ideia é de que todo projeto esteja funcionando entre junho e julho, no segundo semestre do ano

Ideia é de que todo projeto esteja funcionando entre junho e julho, no segundo semestre do ano | Divulgação/Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo iniciará neste mês de fevereiro, o projeto da “Times Square’’ paulista. Essa medida faz parte do projeto de revitalização do centro.

Continua após a publicidade

De acordo com o órgão, a ideia é implementar luzes e intervenções artísticas na esquina das avenidas São João e Ipiranga, uma das mais famosas da cidade, localizada na República, região central de São Paulo.

As obras estão previstas para começar no dia 15 de março, com duração de 3 ou 4 meses.

A ideia é de que todo projeto esteja funcionando entre junho e julho, no segundo semestre do ano.

Continua após a publicidade

Internamente, a gestão municipal deseja começar as operações já com a temática da Copa do Mundo, que acontecerá em três países da América do Norte.

No local, devem ser colocados quadros luminosos com filmes e intervenções artísticas. A previsão é de que inicialmente sejam 4.

Já nos edifícios tombados, que não conseguem receber as luzes de led, serão utilizadas as mesmas estratégias de projeção usadas no Patio do Colégio e no Theatro Municipal, no Natal Iluminado.

Continua após a publicidade

Embora o apelido seja de “Times Square”, a Prefeitura de São Paulo está considerando batizar o lugar de Boulevard São João.

Há também o estudo para fechar o cruzamento entre as ruas nos finais de semana, para receber diversas atividades culturais.

Cronograma de obras

O cronograma das obras começa na próxima quarta-feira (11/2), quando a Subprefeitura da Sé, administradora da região, assinará um termo de cooperação com a Secretaria de Subprefeituras e entregará os projetos e ideias a gestão municipal.

Continua após a publicidade

A partir daí, até o dia 23 de fevereiro, o Departamento de Patrimônio Histório (DHP) e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) devem aprovar o projeto.

Já no dia 11 de março, antes de começar o projeto, a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) deve analisar o projeto.

Ela analisará e regulará os anúncios, mobiliários urbano e os elementos visuais dentro dos moldes da lei Cidade Limpa.