Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
"Apenas Pensa". Na esquina das avenidas Duque de Caxias com a São João, no centro de São Paulo, começou a surgir, nesta quarta-feira, um enorme grafite de 600 m² com essas duas palavras. Repetidas, formam um poema. Arnaldo Antunes, músico e poeta, é o autor.
Continua depois da publicidade
Será o primeiro de três murais em empenas cegas da região que, quando finalizados, irão formar um conjunto batizado de Esquina Literária.
Escrito em vermelho, com o fundo amarelo, a poesia concreta gigante será uma espécie de convite à reflexão.
A própria obra funcionará como uma espécie de QR Code. Quem baixar um aplicativo especialmente desenvolvido para ela e apontar o celular para a pintura terá acesso a um vídeo com a poesia de Antunes, que deve ir ao local participar de uma projeção nesta quarta, por volta das 20h.
Continua depois da publicidade
Quando essa e as outras intervenções estiverem prontas, a ideia é que dialoguem com o ambiente urbano e seus moradores.
O projeto nasceu do convite do produtor cultural Pagú, 33, responsável pela criação do Aquário Urbano, também no centro, que deverá ser a maior instalação de arte urbana do mundo - e Fernando Bueno.
Quando o produtor foi ao local escolhido para a obra de Antunes, se deu conta que o entorno do prédio oferece outros espaços possíveis para a arte urbana.
Continua depois da publicidade
Ele diz que os próximos convites serão feitos para a cartunista Laerte e Akapoeta, surgido nas redes sociais, onde arrebatou milhares de
seguidores.
Segundo Pagú, a inspiração do projeto vem do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e do Inhotim, em
Brumadinho.
O produtor estima que apenas esta pintura, com os gastos de projeção, e a criação do aplicativo para acessar o vídeo, custe em torno de R$ 80 mil. (FP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade