A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Estátua de 1944 é furtada no Anhangabaú

Bruno Hoffmann

14/08/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A escultura "Diana, a Caçadora" foi furtada da Praça Pedro Lessa em meio às obras de remodelação do Vale do Anhangabaú, no centro da cidade São Paulo. A ausência do item foi percebida em 19 de julho por um funcionário do consórcio que atua no projeto, idealizado pela Prefeitura de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O monumento estava parcialmente danificado há pelo menos 10 anos, com a ausência de parte do braço esquerdo, alguns dedos da mão direita, da flecha e do arco. O boletim de ocorrência foi realizado pelo consórcio apenas após o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), ligado à prefeitura, perceber a falta do monumento durante uma vistoria. O caso foi registrado no 3º DP (Campos Elíseos) como furto qualificado, no qual foi apontado que a base da escultura ficou danificada. A estátua é uma réplica da peça homônima de Jean-Antoine Houdon, exposta no Museu do Louvre. De bronze sob uma base de argamassa, foi feita pelo Liceu de Artes e Ofícios a partir de um modelo em gesso e, segundo registros de jornais, tem quase dois metros de altura. Ela chegou a ser temporariamente retirada do Anhangabaú entre 1987 e 1991, durante obras de reurbanização.

Em nota, a gestão Bruno Covas (PSDB) informou ter aberto um procedimento interno "para apurar as responsabilidades". Além disso, ressaltou que parte do braço e o arco que integravam o monumento estão sob a guarda do DPH.

As obras no Anhangabaú foram reiniciadas no sábado, 10. (EC)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados