A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 04 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Estudo indica possível chance de vida em Vênus

Gás foi encontrado em uma quantidade impossível de ser criada por processos não relacionados à vida

14/09/2020 às 14:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O planeta tem uma atmosfera composta de 96% de dióxido de carbono, pressão de superfície 92 vezes maior que a da Terra e uma temperatura que pode chegar a 462°C

O planeta tem uma atmosfera composta de 96% de dióxido de carbono, pressão de superfície 92 vezes maior que a da Terra e uma temperatura que pode chegar a 462°C | / NASA/ESA/Space Telescope Science Institute

Nesta segunda-feira (14), cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão anunciaram a descoberta da presença do gás fosfina na atmosfera do planeta Vênus, o mais perto da Terra. A pesquisa foi publicada na revista “Nature Astronomy” e indica a possibilidade de que possa existir vida naquele local.

Continua depois da publicidade

O gás fosfina é composto por hidreto de fósforo e raro de ser encontrado em seu estado natural na Terra, sendo utilizado, por exemplo, em inseticidas. Até o momento, a fonte da substância em Vênus ainda não foi descoberta.

De acordo com o estudo, o gás foi encontrado em uma quantidade impossível de ser criada por processos abióticos (não relacionados à vida), indicando que sua presença no planeta pode estar ligada a organismos vivos. A pesquisa foi baseada em observações no telescópio James Clerk Maxwell, no Havaí, e o telescópio Alma, no Deserto do Atacama, no Chile, por uma equipe de cientistas da Universidade de Manchester, Cardiff e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), além da participação da Universidade de Kyoto.

Durante uma coletiva nesta segunda-feira, a professora da Universidade de Cardiff, no País de Gales, Jane Greaves, disse que ainda é cedo para afirmar que existe vida em Vênus. “Realmente espero que sim, mas por enquanto não podemos afirmar absolutamente com os resultados que temos até agora”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O próximo passo é enviar uma nave espacial ao planeta para conseguir uma amostra de sua atmosfera, segundo Greaves. A professora também disse que o gás é um dos produtos naturais que podem ser rastreados de volta à vida.

A fosfina foi encontrada em nuvens a 50 quilômetros de altitude, uma altura dez vezes maior do que o topo da atmosfera terrestre. “É muito difícil explicar a presença da molécula de fosfina sem vida. Mas também achamos que qualquer forma de vida teria dificuldades em lidar com o ambiente extremamente ácido das nuvens de Vênus”, destacou.

O planeta tem uma atmosfera composta de 96% de dióxido de carbono, pressão de superfície 92 vezes maior que a da Terra e uma temperatura que pode chegar a 462°C.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados