Estupro coletivo: ex-subsecretário do RJ desaparece após repercussão envolvendo o filho

Simonin foi exonerado do cargo de subsecretário de Governança; cinco jovens foram indiciados pela polícia

José Carlos Simonin estaria desorientado e possivelmente em surto

José Carlos Simonin estaria desorientado e possivelmente em surto | Reprodução

A família do ex-subsecretário estadual de Governança José Carlos Costa Simonin, informou nesta terça-feira (10/3), que ele está desaparecido.

Continua após a publicidade

A base do Segurança Presente de Copacabana recebeu informações de que o homem foi visto pela última vez no bairro, na zona sul do Rio.

Em comunicado divulgado pela mãe de Vitor Hugo, José Carlos Simonin estaria desorientado e possivelmente em surto.

A família pede para que qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro do ex-subsecretário entre em contato imediatamente.

Continua após a publicidade

Segundo a esposa de José Carlos Simonin, ao jornal O Globo, ele desapareceu no início desta terça-feira e estaria desorientado.

O alerta divulgado traz os seguintes dados:

  • Nome: José Carlos Simonin
  • Sexo: masculino
  • Morador: Copacabana
  • Condição: desorientado, possivelmente em surto

Polêmica recente

O desaparecimento de Simonin ocorreu poucos dias após seu filho, Vitor Hugo Oliveira Simonin se envolver em uma polêmica relacionada ao caso de estupro coletivo de uma adolescente de 17 anos ocorrido em Copacabana, no dia 31 de janeiro.

Continua após a publicidade

Vitor Hugo Oliveira Simonin, de 18 anos, é um dos jovens acusados de participar do crime. 

Ao concluir a investigação, a 12ª DP (Copacabana) indiciou o filho de Simonin e outros quatro jovens por estupro qualificado cometido em concurso de pessoas.

O advogado da vítima, Rodrigo Mondego, afirmou que nos últimos dias foi alvo de agressões verbais enviadas por Simonin nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Em uma troca de mensagens divulgada pelo advogado, o ex-subsecretário escreveu: “Você também está querendo cinco minutos de fama. Vai trabalhar para pagar ‘às’ (sic) suas contas, vagabundo.”

Na resposta, Mondego disse que atua para que o filho do ex-subsecretário responda pelo crime na Justiça e afirmou avaliar a possibilidade de apresentar uma representação contra Simonin por coação no curso do processo, crime previsto no artigo 344 do Código Penal, que trata de violência ou intimidação contra partes envolvidas em processos judiciais.

Exoneração do cargo

José Carlos Simonin foi exonerado do cargo de subsecretário de Governança, Compliance e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado após a repercussão do caso envolvendo seu filho.

Continua após a publicidade

O pedido de exoneração foi feito pela própria secretária Rosangela Gomes e encaminhado ao secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, sendo publicado no Diário Oficial no dia 3 de março.