Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Quem passou pelo local acompanhou mais de 50 palestras e painéis sobre cultura e criatividade e economia criativa
Continua depois da publicidade
Foram cinco dias de ampla programação no Blue Med Convention Center | Carlos Nogueira/PMS
A Expo Cidades Criativas Brasileiras movimentou durante cinco dias o Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia, em Santos. Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local para acompanhar mais de 50 palestras e painéis sobre cultura e criatividade e economia criativa no contexto urbano, além de apresentações artísticas.
Continua depois da publicidade
A presidente do Santos Convention e Visitors Bureau, Vanessa Lombardi, responsável pela organização da Expo em conjunto com a Prefeitura de Santos, destacou a importância do evento sediado pela Cidade. “A economia criativa movimenta o mercado e incentiva diretamente o empreendedor a contribuir com a economia local. E nós trabalhamos para que o evento pudesse mostrar todo o potencial de Santos, tanto na infraestrutura, quanto no atendimento e serviços”, finalizou.
Cerca de 30 estandes apresentaram iniciativas de sucesso de onze criativas brasileiras que integram a rede da Unesco, entre elas Belém (PA), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC). O público também pôde provar iguarias como as ostras de Paraty (RJ) – mais de 200 dúzias foram servidas no estande da cidade - e os diferentes pratos da Rota Gastronômica, idealizada por alguns dos principais chefs de cozinha do Estado de São Paulo. Com preços de até R$ 45, foram servidos mais de 500 pratos, entre eles a paella caiçara Arroz do Lagamar, da chef Silvana Aguiar, de Ilha Comprida (SP).
No espaço do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 28 artesãs de Santos puderam expor seus produtos a visitantes do Brasil e exterior, como Noruega, México e Indonésia, além de fortalecer e ampliar sua própria rede. Foram comercializadas bolsas, roupas customizadas e bijuterias e, ao final do evento, o grupo ainda recebeu um convite do Museu de Arte Moderna (MAM-SP) para uma futura colaboração.
Continua depois da publicidade
Mais de 840 pessoas se inscreveram e participaram das atividades ocorridas no espaço do Governo do Estado de São Paulo, que abordou o turismo como fomento à economia de 21 cidades e nove rotas turísticas: Águas Sertanejas, Cavernas da Mata Atlântica, Circuito das Águas, Litoral Norte, Costa da Mata Atlântica, Lagamar, Roteiro dos Bandeirantes, Serra do Itaqueri e a RT Mananciais, Arte, Aventura e Negócios.
Outros números: mais de 2 mil fotografias registraram os visitantes em uma réplica do tradicional bonde do Centro Histórico de Santos, representado no estande da cidade anfitriã; mil vídeos interativos em 360° foram gravados em uma plataforma giratória e direcionados diretamente para celulares, já em formato para as redes sociais.
E antes do encerramento da Expo, um exemplo prático da importância da cooperação no desenvolvimento da economia criativa: inspirada por um tradicional sabor de Santos e por uma bebida artesanal de um estande vizinho, a idealizadora da Estação Brigaderia, Andrea Castro, lançou dois novos sabores: o “Brigadeiro Rei” e o “Gabriela Paraty”. Entre bolos e brigadeiros, sua estação comercializou mais de mil unidades, com um faturamento de cerca de R$ 3 mil.
Continua depois da publicidade
A Expo Cidades Criativas Brasileiras foi organizada pela Prefeitura de Santos e o Santos Convention e Visitors Bureau, com o patrocínio da DP World Santos, Terracom e Gelog e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Sebrae-SP e o Centro de Convenções Blue Med /GL Eventos
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade