Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Problema causou instabilidade em sites e aplicativos populares, como Fortnite e Snapchat | Freepik
A Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da Amazon, registrou uma falha nesta segunda-feira (20/10) que afetou o funcionamento de diversas plataformas digitais.
Continua depois da publicidade
O problema causou instabilidade em sites e aplicativos populares, incluindo jogos como Fortnite e redes sociais como o Snapchat.
Segundo a empresa, mais de 500 companhias com serviços hospedados nos servidores da AWS foram impactadas, atingindo milhões de usuários em diferentes países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos.
A AWS informou, por volta das 6h (horário de Brasília), ter identificado uma possível causa da falha e disse que atua para restabelecer o sistema.
Continua depois da publicidade
“Podemos confirmar aumento nas taxas de erro e latência para múltiplos serviços da AWS na região US-EAST-1”, comunicou em seu site oficial.
A companhia fornece infraestrutura digital para empresas, governos e usuários, oferecendo armazenamento de dados, capacidade de processamento e outros serviços. Interrupções em seus servidores costumam afetar plataformas que utilizam sua estrutura em nuvem.
Entre os serviços com instabilidade estão o site da Amazon, o Prime Video e a assistente virtual Alexa, segundo o portal Downdetector. Jogos como Fortnite, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans também ficaram indisponíveis.
Continua depois da publicidade
Aplicativos financeiros como Venmo, do PayPal, e Chime apresentaram falhas, assim como o serviço de transporte Lyft, utilizado nos Estados Unidos.
A empresa de inteligência artificial Perplexity, a corretora de criptomoedas Coinbase e o aplicativo de investimentos Robinhood atribuíram os problemas à falha na AWS.
“O Perplexity está fora do ar agora. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver”, afirmou Aravind Srinivas, CEO da Perplexity, em publicação no X (antigo Twitter).
Continua depois da publicidade
A presidente do aplicativo de mensagens Signal, Meredith Whittaker, também confirmou na mesma rede social que sua plataforma foi afetada.
Até o momento, AWS e Amazon não responderam aos questionamentos enviados pela agência de notícias Reuters.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade