A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 05 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Falha no sistema trava Linha 4-Amarela e usuários relatam caos

Falha ocorre desde o começo da operação, por volta das 4h40

Hebert Dabanovich

21/10/2025 às 07:31  atualizado em 21/10/2025 às 13:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Concessionária fechou transferências entre a Linha 4-Amarela e as demais linhas nas estações Paulista-Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros

Concessionária fechou transferências entre a Linha 4-Amarela e as demais linhas nas estações Paulista-Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros | Divulgação/ViaQuatro

Uma falha no sistema de sinalização causou grandes transtornos aos passageiros da Linha 4-Amarela do metrô em São Paulo, desde o começo da operação, por volta das 4h40 desta terça-feira (21/10).

Continua depois da publicidade

Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, a instabilidade deixou a linha com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Luz e Vila Sônia - Professora Elisabeth Tenreiro.

Por meio das redes sociais, os passageiros relataram que nenhum trem saia ou chegava às estações e que a situação estava caótica.

O intervalo entre os trens, que normalmente é de dois minutos, aumentou para cerca de 20 minutos.

Continua depois da publicidade

A falha causou superlotação nas estações e, para controlar o fluxo de passageiros, a concessionária fechou as transferências entre a Linha 4-Amarela e as demais linhas nas estações Paulista-Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros.

De acordo com a concessionária, mais de 100 profissionais das áreas de controle, manutenção e operação foram mobilizados desde as primeiras horas da manhã para resolver o problema o mais rápido possível.

Como medida de apoio, a concessionária acionou o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência (PAESE), com ônibus circulando entre todo o trecho afetado.

Continua depois da publicidade

A informação da ViaQuatro é de que pelo menos 34 ônibus foram disponibilizados, mas na estação da Luz há filas enormes e passageiros reclamam da falta e da demora dos ônibus.

No Bom Dia SP, da TV Globo, em transmissão ao vivo por volta das 7h30, os passageiros se aglomeravam para entrar em um ônibus. Uma mulher desmaiou. Depois de mais de meia hora a situação no local começou a ser normalizada.

Reflexo no trânsito e normalização

De acordo com a ViaQuatro, a operação na linha foi normalizada por volta das 11h30, resultando em um total de 6 horas com a falha.

Continua depois da publicidade

Por volta das 10h20, a transferência para as linhas 1, 2, 3 e 9 foram reabertas, ajudando a desafogar o aglomerado de pessoas.

No entanto, o trânsito na cidade chegou a mais de 600 km nas vias. A região mais afetada foi a zona oeste com 216 km.

A Marginal Tietê, no sentido da Castelo Branco ficou travada nas três faixas. Mesmo assim, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) manteve o rodízio municipal de veículos, que funcionou para veículos com placas finais 3 e 4.

Continua depois da publicidade

Outra falha na Linha 4-Amarela

No mês passado, a Linha 4-Amarela ficou circulando em via única por quase uma semana após um trem descarrilar na região da estação Morumbi.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados