Falta de água em SP vira ameaça real com risco de desabastecimento e novos cortes

Baixo volume dos sistemas de abastecimento e previsão de pouca chuva acendem o alerta para a necessidade de cortes em todo o estado de São Paulo

Nível dos reservatórios preocupa e especialistas pedem medidas contra crise hídrica

Nível dos reservatórios preocupa e especialistas pedem medidas contra crise hídrica | Reprodução/RPC

A possibilidade de uma nova crise hídrica em São Paulo voltou ao centro do debate após especialistas alertarem para o risco de agravamento no abastecimento de água no estado.

Segundo análise publicada pelo Valor Econômico, o cenário atual combina reservatórios abaixo do ideal, aumento da demanda e fragilidades estruturais no sistema, o que pode levar a episódios mais frequentes de escassez.

Reservatórios abaixo do nível ideal

Dados do sistema de abastecimento indicam níveis inferiores ao esperado para o período, especialmente após um verão com chuvas irregulares.

O Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento da Região Metropolitana, já registrou patamares críticos nos últimos anos, reflexo de precipitações abaixo da média e maior consumo, segundo especialistas ouvidos pela reportagem.

Redução de pressão já afeta moradores

Medidas operacionais, como a redução da pressão da água durante a noite, já são adotadas para preservar os reservatórios, prática que impacta diretamente o abastecimento em diferentes bairros.

Esse tipo de ação, segundo especialistas em saneamento, indica um cenário de estresse no sistema e pode se intensificar caso não haja recuperação dos níveis de água.

Especialistas defendem mudanças estruturais

De acordo com a análise, a crise não está ligada apenas à falta de chuva, mas a problemas estruturais. Entre as principais soluções apontadas estão:

  • Redução das perdas na rede de distribuição;
  • Ampliação do reúso de água;
  • Investimentos em novos sistemas de captação;
  • Preservação de mananciais.

Atualmente, uma parcela significativa da água tratada se perde antes de chegar ao consumidor final, agravando o cenário em períodos de seca.

Risco de racionamento não é descartado

Especialistas ouvidos pelo Valor afirmam que, sem medidas mais robustas, o estado pode enfrentar situações mais críticas, incluindo a possibilidade de racionamento, como ocorreu entre 2014 e 2015.

A avaliação é de que mudanças climáticas e crescimento urbano aumentam a pressão sobre o sistema e exigem planejamento de longo prazo.