Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Urna eletrônica | Nelson Jr./TSE
De acordo com pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (23), 27% dos brasileiros ainda não sabem em qual candidato votarão para o cargo de próximo presidente da República. O levantamento considera opinião espontânea, ou seja, aquela em que nenhum nome de candidato é apresentado. O resultado revela um cenário onde, mesmo com a chamada polaridade, ainda há espaço para uma grande disputa por votos entre os candidatos.
Continua depois da publicidade
O levantamento foi realizado pela Datafolha e mostra que, em cerca de um mês, período entre hoje (23) e data em que a mesma pesquisa foi realizada pela última vez, ainda não houve grande avanço entre os indecisos. Naquela divulgação, 29% dos brasileiros ouvidos ainda não tinham um candidato para dirigir a União. Na prática, o resultado se manteve estável, já que a variação está dentro da margem de erro estatística.
Por outro lado, a mesma pesquisa, realizada pelo "Grupo Folha" mostrou que, quando são apresentados os nomes dos presidenciáveis, muitos dos respondentes tinham uma decisão já tomada.
Lula, ex-presidente e candidato do PT, possui 47% das intenções de voto e, segundo a pesquisa, tem chances de ser eleito em primeiro turno. Seu principal adversário, o presidente Bolsonaro (PL), aparece com 28% dos votos válidos.
Continua depois da publicidade
Outra pesquisa, realizada pelo PoderData, e divulgada na quarta-feira (22), mostra Lula com 44% dos eleitores, e Bolsonaro com 34% das intenções de voto. Os dados foram divulgados pelo "Estadão".
O número de indecisos, no entanto, diminuiu. Em pesquisa espontânea encomendada pelo "Grupo Gazeta" em abril, o número de brasileiros aptos a votar que ainda não haviam se decidido quanto ao nome para assumir o Executivo do Estado chegava a 30,56%.
Há 100 dias das eleições, que ocorrerão no dia 2 de outubro, os dados mostram que, mesmo com a polarização revelada pelos cenários nos quais os nomes candidatos são apresentados, ainda há espaço para briga por eleitores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade