Fortes chuvas alagam litoral de Santa Catarina e Balneário Camboriú decreta emergência

Juliana Pavan (PSD), prefeita de Balneário Camboriú, anunciou a criação de um gabinete de crise

Chuvas causam alagamentos de mais de 100 mm em Balneário Camboriú

Chuvas causam alagamentos de mais de 100 mm em Balneário Camboriú | Reprodução/TV Folha

As fortes chuvas alagaram o litoral de Santa Catarina, incluindo Balneário Camboriú, que decretou, nesta quinta-feira (16/1), situação de emergência. A cidade registrou 122,6 mm de volume d’água.

Continua após a publicidade

Na região, as cidades de Camboriú e Itajaí também foram afetadas, com 167 mm e 142,1 mm de volume d’água registradas, respectivamente, em um intervalo de seis horas.

Situação em Balneário Camboriú

O grande volume d’água bloqueou a avenida Atlântica e outras 16 vias de Balneário Camboriú, assim como inundou carros e residências da cidade.

Em suas redes sociais, Juliana Pavan (PSD), prefeita de Balneário Camboriú, anunciou a criação de um gabinete de crise e pediu que a população fique atenta e evite sair de casa.

Continua após a publicidade

Caso necessário, foram disponibilizados abrigos emergenciais em três bairros da cidade. Até o momento, apenas uma família foi evacuada.

Em dezembro, chuvas causaram alagamentos e deslizamentos de terra na Grande São Paulo e no litoral paulista.

Situação em Santa Catarina

 Assim como em Balneário Camboriú, a Defesa Civil de Santa Catarina (SC) emitiu um alerta de chuva moderada e alagamentos pontuais no litoral norte, baixo e médio Vale do Itajaí, válido até 14h29.

Continua após a publicidade

Em Tijucas, foi emitido um alerta vermelho para risco de deslizamentos de terra, devido às fortes chuvas. Na cidade, foram registrados 54,4 mm de volume d’água entre 10h e 11h.

Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, o trecho do km 138 da BR-101 está bloqueado.

O texto tem informações da Folha de S.Paulo.