Frente fria deve provocar chuva intensa e ventos de até 90 km/h em SP

Por conta da previsão, o órgão informou que ativará o Gabinete de Crise em modalidade presencial

As maiores rajadas de vento são esperadas na Região Metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista/Marcelo S. Camargo/FramePhoto/Folhapress

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a passagem de uma frente fria que deve provocar chuvas fortes e rajadas de vento entre quarta-feira (29/7) e quinta-feira (30/7) em todo o estado.

Continua após a publicidade

Por conta da previsão, o órgão informou que ativará o Gabinete de Crise em modalidade presencial para reforçar o monitoramento das condições climáticas e agilizar a resposta a eventuais ocorrências.

As maiores rajadas de vento são esperadas na Região Metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista, onde podem atingir até 90 km/h. Nas demais regiões paulistas, a previsão é de ventos superiores a 70 km/h, principalmente durante a passagem da frente fria e em áreas com formação de tempestades.

Além dos ventos, a previsão indica pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas. No litoral, também há risco de ressaca e agitação marítima.

Continua após a publicidade

Segundo a Defesa Civil, a combinação desses fenômenos aumenta o risco de queda de árvores, destelhamentos, danos em estruturas vulneráveis, interrupções no fornecimento de energia elétrica e transtornos na mobilidade urbana. Na Baixada Santista, as condições também podem afetar as operações portuárias.

Estado reforça ações de monitoramento

Como medida preventiva, a Defesa Civil reúne nesta terça-feira (28/7) representantes das Defesas Civis regionais e municipais para apresentar a previsão meteorológica e alinhar as ações de prontidão, preparação e resposta.

Entre quarta e quinta-feira, o Gabinete de Crise funcionará presencialmente com a participação de órgãos do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, além de concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água. O objetivo é acompanhar a evolução das condições meteorológicas, monitorar os serviços essenciais e coordenar o atendimento aos municípios em caso de ocorrências.

Continua após a publicidade

Recomendações à população

Por conta da frente fria, a Defesa Civil orienta que a população evite permanecer em áreas arborizadas durante as rajadas de vento e não estacione veículos sob árvores. Também é recomendado manter distância de placas, outdoors, estruturas metálicas e coberturas frágeis, além de recolher ou fixar objetos soltos em quintais, varandas e áreas externas.

Durante tempestades com raios, a recomendação é buscar abrigo em local seguro e evitar áreas abertas. Nas rodovias, motoristas devem redobrar a atenção devido ao risco de queda de árvores e objetos na pista, além da redução da visibilidade provocada pela chuva.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) seguirá monitorando a evolução da frente fria e poderá emitir novos alertas conforme as condições meteorológicas. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.