Melhor amigo do homem? Sim! Melhor amigo do banhista? Nem tanto… O litoral brasileiro não é dos mais amigáveis para os cachorros. A legislação rigorosa e a fiscalização cada vez mais firme fazem com que as normas, impostas de forma diferente em cada município, separem, pelo menos por algumas horas, o ser humano de seu fiel companheiro canino.
A restrição é muito mais sanitária do que social
Existe sempre aquele dono que tenta driblar a norma sob a justificativa de que, especialmente o seu pet, é educado e capaz de frequentar o ambiente sem incomodar o outro.
Acontece que essa argumentação não tem embasamento, já que a proibição tem motivação quase que exclusivamente sanitária.
Um dos principais motivos de preocupação com a presença de cães e gatos na praia são as fezes dos bichinhos, que podem conter vermes que transmitem doenças para os humanos. Bicho geográfico, giardíase e toxoplasmose são algumas das enfermidades mais comuns transmitidas dessa forma.
O Litoral Paulista não é mar para cachorro
Escreva a legenda aquiNas principais praias da costa paulista, todas apresentam proibição, cada uma com uma forma de fiscalização e penalização.
Ubatuba
A única coisa mais salgada que a água do mar das praias em Ubatuba são as multas aplicadas para quem levar seu pet para a areia, que podem chegar aos R$ 250 mil. A taxação é determinada de acordo com o porte do animal e multiplicada por sua Unidade Fiscal Municipal, podendo alcançar, no caso mais extremo, esse valor astronômico.O valor máximo nunca foi aplicado até hoje e é previsto apenas em situações extremamente graves, com várias reincidências na mesma infração.
Caraguatatuba
Em Caraguatatuba o preço do flagrante da pisada de pata na areia fica no máximo em R$ 4,6 mil.
Animais capturados sem nenhum acompanhante podem ser apreendidos e removidos pela prefeitura, segundo a própria informou.
Ilhabela
Ilhabela não tem multa alta, se comparado com as demais, R$ 500. Porém, as restrições por lá não se limitam às areias, os pets também são proibidos de circular pelas trilhas do município, sujeitos a multa do mesmo valor em caso de descumprimento da norma.
São Sebastião
Em São Sebastião, a recomendação é trancar seu bichano em casa. Em algumas das praias a própria associação dos moradores se encarrega pelas rondas. Na primeira ocorrência, multa de R$ 2 mil. Na segunda o pet poderá ser recolhido e encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Existem praias abertas para os cachorros
Para os pais de pet, muita calma, nem tudo está perdido. Existem várias praias brasileiras que aceitam a presença dos animais. Rio de Janeiro é uma delas.
Manter os cães nas guias e presos ao guarda-sol não é necessariamente uma lei, trata-se de bom senso. Para cachorros de grande porte, é recomendável também o uso de focinheiras.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
