Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ajuda foi divulgada pelos presidentes da França, Emmanuel Macron, durante encontro em Biarritz | /IAN LANGSDON/ASSOCIATED PRESS
O G-7, grupo de países mais ricos do mundo, decidiu nesta segunda-feira desbloquear uma ajuda de urgência de US$ 20 milhões, o equivalente a cerca de
R$ 83 milhões, para combater os incêndios florestais na Amazônia. A verba será usada principalmente para o envio de aviões para apagar o fogo na região, anunciaram os presidentes da França, Emmanuel Macron, e do Chile, Sebastián Piñera. Além de mandar uma frota aérea, o G-7 elaborou um plano de ajuda a médio prazo destinado ao reflorestamento que será apresentado na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas no fim de setembro. Para isso, será necessário um acordo entre o Brasil, organizações não governamentais (ONGs) e populações locais.
Continua depois da publicidade
A ajuda para a Amazônia foi anunciada durante uma reunião da cúpula do G-7 sobre o meio ambiente, em que se discutiu a situação enfrentada pela floresta. Macron priorizou o tema e no sábado (24) pediu "a mobilização de todas as potências" para lutar contra as chamas e reflorestar a área devastada. "Devemos responder ao chamado da selva que arde hoje na Amazônia de forma muito concreta", afirmou o presidente francês depois de questionar ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
De acordo com os últimos números, o País detectou 79.513 focos de incêndios desde o início do ano, dos quais mais da metade foi na Amazônia. Pressionado pela comunidade internacional, o Brasil reagiu no domingo (25) e enviou à região que está pegando fogo dois aviões C-130 Hércules.
(EC)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade