A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 17 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo dá novo passo para conceder ferrovia turística de São Paulo

Gestão estadual adianta projeto de concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão

Bruno Hoffmann

17/05/2025 às 13:45  atualizado em 17/05/2025 às 15:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Governo fará audiências públicas para concessão de ramal de trem de Campos de Jordão

Governo fará audiências públicas para concessão de ramal de trem de Campos de Jordão | Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo vai realizar na próxima semana duas audiências públicas para apresentar o projeto de concessão do Complexo Turístico Ferroviário da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ).

Continua depois da publicidade

Segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ação da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI) preservar e modernizar um dos destinos turísticos mais importantes da Serra da Mantiqueira.

A primeira audiência será presencial, no dia 19 de maio, às 11h, na Câmara dos Vereadores de Campos do Jordão. A segunda será realizada de forma online, no dia 20 de maio, também às 11h.

Responsabilidades da concessionária

Com previsão de 24 anos de duração, a concessão inclui investimento em obras de requalificação, implantação de infraestrutura, operação de serviços turísticos e conservação dos bens históricos e naturais da ferrovia.

Continua depois da publicidade

Entre os ativos incluídos no projeto está a requalificação do complexo que possui a ferrovia turística com 47 quilômetros de extensão, o Parque Reino das Águas Claras, o Museu de Memória Ferroviária, além de estações, oficinas e ativos culturais ao longo do trajeto.

À futura concessionária caberá a elaboração e execução dos projetos de engenharia, além da revitalização das estações e áreas de visitação, manutenção dos trilhos e estruturas operacionais, e gestão das atividades turísticas, culturais e de lazer.

A empresa vencedora precisará revitalizar as estações e as áreas de visitações, manter a manutenção de toda a estrutura e gerir as atividades turísticas. Ela também será a responsável pela preservação ambiental e paisagística dos espaços concedidos.

Continua depois da publicidade

O edital prevê ainda o pagamento de outorgas fixa e variável ao Estado, além de encargos relativos à fiscalização do contrato.

A consulta pública sobre o projeto está aberta até 23 de junho.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados