Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ampliação do sistema de sirenes faz parte da preparação da Operação Chuvas 2026 | Divulgação/Governo de SP
O Governo de São Paulo firmou, nesta segunda-feira (1º/12), cinco convênios para instalação de nove sirenes de alerta remotos em cidades com áreas de risco de deslizamento, enchentes ou outros desafios climáticos extremos.
Continua depois da publicidade
A ampliação do sistema de sirenes faz parte da preparação da Operação Chuvas 2026 e abrange os seguintes municípios: Capivari, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, São Luiz do Paraitinga, Campo Limpo Paulista, Monteiro Lobato, Registro, Campos do Jordão e Santos.
Esses dispositivos são voltados especialmente para o alerta à população em áreas de risco, sendo acionados de forma remota sempre que haja necessidade de evacuação imediata da região por risco de desastre iminente.
Assim que os moradores são evacuados, os agentes da Defesa Civil entram em campo e os conduzem para abrigos emergenciais, em uma ação com foco na preservação de vidas.
Continua depois da publicidade
Atualmente, São Paulo já conta com três sirenes sonoras, instaladas em áreas de risco em 2023 e distribuídas nos municípios de Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá. Com as novas unidades, sobe para 12 o número de sirenes operando em municípios estratégicos. O investimento para a instalação das novas sirenes foi de pouco mais de R$ 3 milhões.
“A ampliação das sirenes garante que as pessoas recebam o alerta na hora certa, permitindo uma reação rápida e segura em situações de risco”, destacou a diretora da divisão de Monitoramento e Alerta, Major PM Michele César, segundo o Governo do Estado.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse, em 2023, que o governo iria instalar sirenes em áreas de risco de deslizamentos e desastres no Estado.
Continua depois da publicidade
A medida foi anunciada após o temporal que deixou ao menos 49 mortos no litoral norte do Estado, em fevereiro de 2023. A cidade mais afetada foi São Sebastião.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade