A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 10 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo de SP confirma estação do Metrô de Taboão da Serra na Sorana Sul

Expansão da linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra está na fase do projeto executivo que deve ser concluído em até 15 meses

Leonardo Sandre

20/01/2024 às 19:04  atualizado em 20/01/2024 às 22:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Representantes do grupo CCR e do governo do Estado estiveram nesta quinta-feira em Taboão da Serra para apresentar o projeto da expansão do Metrô até a cidade

Representantes do grupo CCR e do governo do Estado estiveram nesta quinta-feira em Taboão da Serra para apresentar o projeto da expansão do Metrô até a cidade | Eduardo Toledo

O governo do Estado confirmou nesta quinta-feira (18), que a estação do Metrô de Taboão da Serra será na antiga Sorana Sul. O prédio já está em fase de desapropriação, segundo informou representantes do Metrô e da CCR, durante reunião com o prefeito Aprígio e o deputado estadual Eduardo Nóbrega. O texto contém informações do Portal O Taboanense.

Continua depois da publicidade

A expansão da linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra está na fase do projeto executivo que deve ser concluído em até 15 meses. O representante do Metrô, Jelson Siqueira, disse que a reunião serviu para mostrar para a prefeitura o trajeto da linha. “São os primeiros esboços da estação de Taboão, o traçado de onde vamos passar e as áreas de desapropriação”, garantiu.

Segundo Jelson, o esboço da linha já estão concluídos e os estudos praticamente prontos. “Hoje as informações que estamos buscando são finais, para que o projeto seja concluído, com todos os cálculos, não haja mais nenhum impedimento para ser desenvolvido”, afirmou. Sobre a localização da estação na Sorana Sul, Jelson disse que “a localização é definitiva”.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações do Portal O Taboanense já se pode afirmar que:

• A linha do Metrô chegará a Taboão da Serra com 35 metros de profundidade
• O trecho terá pouco mais de 3,3 km de distância da estação Vila Sônia com outra estação construída na altura da chácara do Joquei
• O custo será de 3,2 bilhões de reais
• Parte da nova sede da prefeitura, na antiga Niasi, será utilizada para a construção da estação
• A estação terá duas entradas, uma na própria Sorana Sul e outra do lado oposto da Régis Bittencourt, na pista sentido São Paulo, provavelmente por uma passagem subterrânea
• A linha irá seguir o traçado da avenida Francisco Morato, passando por baixo do piscinão
• O “respiro” da linha será próximo da rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão. Comércios próximos terão que ser desapropriados.
• Além da estação, será construído um terminal de ônibus intermunicipal para atender os passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu

O governo do Estado pretende agilizar a obra passando para o Grupo CCR a responsabilidade da construção da expansão, sem necessidade de licitação. A concessionária teria um aditivo no contrato de concessão por mais alguns anos, mas o tempo e a forma ainda serão discutidos.

Continua depois da publicidade

O prefeito Aprígio disse que esse é um momento histórico. “Estamos definindo esse projeto importante para Taboão da Serra, estamos nos colocando a disposição, ajudando no que for preciso, para que essa obra seja implementada em tempo recorde para beneficiar nossa população. Finalmente o Metrô vai chegar a Taboão da Serra”, disse.

Já o deputado estadual Eduardo Nóbrega agradeceu o governador Tarcísio de Freitas pelo empenho na expansão da linha até Taboão da Serra. “Esse é um momento de muita alegria para todos nós, o governador Tarcísio é conhecido com um homem que tira as obras do papel e realiza agora esse nosso sonho, vai beneficiar muito a população de Taboão da Serra e de toda nossa região e ele sabe que pode contar sempre com meu apoio e o meu mandato”.

Após a finalização do projeto executivo, as obras irão começar. A previsão inicial é entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2025. A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreende o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos.

Continua depois da publicidade

A linha 4-Amarela, após sua expansão, irá ligar Taboão da Serra até a Estação da Luz, no centro da capital. O trecho deve ser percorrido em 35-40 minutos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados