Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Governo de SP promove mutirão de vacinação contra gripe neste sábado | Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Dia D de vacinação contra a gripe acontecerá neste sábado (13) em todos os municípios paulistas. A ação promovida pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), pretende atingir 18,1 milhões de pessoas de grupos prioritários.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
A campanha tem como objetivo atingir a cobertura vacinal de 90% dos grupos elegíveis, evitando as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.
“A forma mais eficaz de prevenção contra a gripe é se vacinar. A vacina é segura e ajuda a reduzir o agravamento da doença, que constantemente sofre variações do vírus, o que requer um monitoramento desse cenário” disse Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A eficácia da vacina dura aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual de cada pessoa. Por esse motivo, a campanha é realizada anualmente, visando a atualização da vacina de acordo com os vírus que estão mais presentes e circulando no território.
Segundo informações do Governo do Estado, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES já recebeu do Ministério da Saúde mais de 7,9 milhões de doses da vacina contra o vírus influenza. A vacinação dos grupos prioritários teve início em 25 de março e seguirá até o dia 31 de maio em todo o estado.
Continua depois da publicidade
O Governo de São Paulo criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar.
Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação:
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade