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Cotidiano

Governo promete conclusão da Linha 15-Prata

ATÉ 2021. A estação Jardim Colonial será a última; quando estiver completa, linha levará 400 mil pessoas por dia

28/05/2019 às 01:00

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As obras da estação Jardim Colonial, na zona leste, foram anunciadas pelo governador de SP, João Doria

As obras da estação Jardim Colonial, na zona leste, foram anunciadas pelo governador de SP, João Doria | /DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO ESTADO DE SP

Nesta segunda-feira, foi anunciado o início das obras da estação Jardim Colonial, da linha 15-Prata do Metrô pelo governo de São Paulo. A estação está prevista para ser entregue à população em 2021. A cerimônia contou com a presença do governador João Doria (PSDB).

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De acordo com o "G1", a futura estação ficará localizada no canteiro central da avenida Ragueb Chohfi, no cruzamento no fim da avenida Aricanduva. "Com a conclusão desta estação estaremos com 410 mil pessoas sendo atendidas regularmente", disse o governador.

A linha 15-Prata já tem outras estações em obras: São Mateus, Jardim Planalto, Sapopemba e Fazenda da Juta. Estas instalações serão entregues em janeiro de 2020.

No evento, o governador Doria informou que serão retomadas as obras em outras duas linhas de Metrô. A Linha 6-Laranja vai da estação São Joaquim, na linha 1-Azul, até a Brasilândia, e a linha 17-Ouro, que vai até o aeroporto de Congonhas.

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A Linha 15 sofreu três incidentes em 2019. Em janeiro, um equipamento de via se soltou nos trilhos na estação Vila União. Ainda em janeiro, houve um acidente com duas composições da linha, que bateram perto da estação Sapopemba. Os trens estavam manobrando e, como não tinham passageiros, ninguém ficou ferido. Uma das composições estava indo para uma área não operacional e acabou colidindo com um trem parado na plataforma da estação Jardim Planalto.

O acidente mais recente aconteceu em 15 de maio, às 5h da manhã. O pneu de um dos trens saiu da viga e não permitiu que a composição pudesse terminar uma manobra, no Pátio Oratório. O trem estava saindo para entrar em operação comercial, e o incidente não interrompeu o funcionamento da linha
naquele dia.

A história da Linha 15 começa em 2009, quando as obras iniciaram. A previsão de fim das obras foi marcada para 2012, e o projeto original levava os passageiros da Vila Prudente até a Cidade Tiradentes, na zona leste. Mas somente em 2014 as estações Oratório e Vila Prudente foram inauguradas.

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Dois anos depois, em 2016, o projeto inicial sofreu alterações. A Linha 15 perdeu oito estações e foi encurtada em 13 quilômetros. Na mudança, a estação final passou a ser São Mateus. Somente em 2018 foram inauguradas mais quatro estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.

O projeto passou por mais uma alteração, divulgada em abril deste ano. A linha se estenderá por mais três estações além de São Mateus: Jardim Planalto, Sapopemba e Fazenda da Juta, e a entrega está prevista para janeiro de 2020. Com o anúncio desta segunda-feira, a última estação da Linha 15 será a do Jardim Colonial. (GSP)

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