O Grande Prêmio de São Paulo de F1 de 2022, que aconteceu no último fim de semana, movimentou R$ 1,37 bilhão para São Paulo e registrou público de 235.617 pessoas ao Autódromo de Interlagos. O levantamento sobre o impacto econômico foi realizado pela FGV com informações da Secretaria Municipal de Turismo, por meio do Observatório do Turismo, da SPTuris (São Paulo Turismo).
O movimento total de R$ 1,37 bilhão (R$ 826,2 milhões diretos e R$ 545 milhões indiretos) mostra que houve um crescimento real de 29,8% em relação a 2021, que foi de R$ 960 milhões. Esse impacto econômico gerou R$ 206,4 milhões em impostos, em um aumento real de 30,4% na comparação com a última edição — a arrecadação de tributos em 2021 havia sido de R$ 143,8 milhões. As informações são do portal R7.
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, comemorou os resultados. “Tivemos 15 mil empregos gerados, rede hoteleira lotada, excelente organização e muita emoção e diversão”, afirma.
O GP São Paulo de F1 também é responsável por efeitos econômicos positivos em outros setores. Os impactos diretos são os gastos efetivamente realizados pela organização do evento, pelos patrocinadores e pelo público. Já os impactos indiretos correspondem à toda a movimentação econômica gerada na cadeia produtiva da realização da Fórmula 1.
Também houve crescimento de 42,8% no número de profissionais envolvidos no evento, que neste ano foi de 13.708. Em 2021 o evento contou com 9.598 trabalhadores.
A exposição de mídia da cidade de São Paulo também foi outro fator comemorado pelos organizadores do evento, que gerou 448,6 milhões de dólares em retorno de mídia para a Capital, segundo o Fórmula Money.com. Um recorde importante para os patrocinadores.
