Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entre janeiro e agosto, 22.228 automóveis foram roubados ou furtados no município | Divulgação
São Paulo registra, em 2025, um cenário de roubos e furtos de veículos, com foco claro em modelos populares e presentes na frota da Capital.
Continua depois da publicidade
Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), apontam que a cidade soma média de 138 ocorrências por dia, entre carros e motocicletas, apesar da redução dos índices em relação ao ano passado.
Com a aproximação das festas de fim de ano, garantir uma renda extra também pode fazer diferença para aproveitar o período sem preocupação, pensando nisso, vender o carro ainda em 2025 pode ser uma oportunidade estratégica. O setor de seminovos caminha para um desempenho histórico.
Entre janeiro e agosto, 22.228 automóveis foram roubados ou furtados no município. O Hyundai HB20 aparece como o carro mais visado pelos criminosos, com 1.188 registros, seguido por Chevrolet Onix (1.158) e Ford Ka (943).
Continua depois da publicidade
Na sequência estão Volkswagen Gol (759), Fiat Uno (713), Chevrolet Corsa (664), Fiat Argo (630), Jeep Renegade (538), Fiat Palio (527) e Jeep Compass (525).
Segundo especialistas em segurança pública, a preferência por esses modelos está ligada à facilidade de revenda e ao aquecido mercado ilegal de autopeças.
Veículos populares, com mais de cinco ou dez anos de uso, concentram a maior parte das ocorrências, justamente por enfrentarem escassez de peças no mercado formal. Esse cenário torna o desmanche clandestino financeiramente atrativo para quadrilhas organizadas.
Continua depois da publicidade
A zona leste lidera o número de registros, especialmente em áreas próximas a grandes corredores viários, que facilitam a fuga e o transporte dos veículos roubados.
O levantamento também revela um padrão no perfil dos veículos com carros brancos são os mais furtados ou roubados na Capital, seguidos pelos prateados e pretos.
Em contrapartida, modelos mais novos chamam menos atenção dos criminosos. Apesar de liderar as vendas nacionais em 2025, a Fiat Strada ocupa apenas a 14ª posição entre os veículos mais roubados na cidade.
Continua depois da publicidade
A SSP informa que 12.508 veículos foram recuperados neste ano e destaca uma queda de 12,85% nos roubos e 6,23% nos furtos em comparação com o mesmo período de 2024.
Para reforçar o combate a esse tipo de crime, a prefeitura anunciou o aumento do patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana e a ampliação do monitoramento por câmeras do programa Smart Sampa.
Mesmo com a redução dos índices, especialistas avaliam que o volume de ocorrências ainda é alto e exige políticas integradas, que combinem repressão qualificada, inteligência policial e ações estruturais para enfraquecer o mercado ilegal de peças, principal motor desse tipo de crime na capital paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade