A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 02 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

'Hora zero' da Artemis 1: foguete mais poderoso da Nasa decola amanhã à Lua

Esta primeira fase não terá astronautas a bordo, mas é altamente simbólica

Jeferson Marques

28/08/2022 às 16:04  atualizado em 28/08/2022 às 18:40

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
NASA SLS no Stennis Space Center

NASA SLS no Stennis Space Center | Nathan Koga/NASASpaceFlight.com

É agora ou nunca. O novo e mais poderoso foguete da Nasa está pronto para ir à Lua. O SLS (Sistema de Lançamento Espacial) será lançado amanhã (29), às 9h33, carregando a cápsula Orion. Ambos irão para o espaço pela primeira vez, em um grande e arriscado teste: uma viagem de 42 dias até nosso satélite e de volta à Terra. 

Continua depois da publicidade

Esta é a primeira missão do ambicioso programa Artemis, que quer levar o ser humano de volta à Lua até 2025 — e, futuramente, a Marte. Esta primeira fase não terá astronautas a bordo, mas é altamente simbólica para a agência espacial norte-americana, cinquenta anos após o final do icônico programa Apollo — que levou 12 homens ao solo lunar, entre 1969 e em 1972.

"Nossa 'hora zero' se aproxima para a geração Artemis", disse Mike Sarafin, gerente da missão, a repórteres neste sábado (27). "Nós temos grandes expectativas." 

Essa expectativa é compartilhada por muita gente: são esperadas 200 mil pessoas na Costa Espacial da Flórida, para testemunhar a história com seus próprios olhos. O lançamento acontece na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy (KSC), e será transmitido pela Nasa.

Continua depois da publicidade

Claro que o sucesso da Artemis 1 não é certo. "Esta é uma missão muito arriscada", disse Jim Free, diretor associado da Nasa para o desenvolvimento de sistemas de exploração. "Há muitas coisas que podem dar errado, em lugares de onde podemos ter de voltar para casa mais cedo, ou precisar abortar e retornar." 

Inclusive, pode ser que a missão nem seja lançada na data e horário previstos. A Nasa tem uma janela de duas horas para lançar o SLS — então isso pode acontecer até 11h33, caso haja alguma dificuldade técnica ou interferência climática, como chuvas e ventos fortes. Caso as condições impeçam o lançamento de hoje, há duas datas backup: 2 e 5 de setembro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados