A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 03 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Hospital Sorocabana, na Lapa, passará a ter 200 leitos

Prefeito Ricardo Nunes disse que as obras podem começar neste ano, e que a instituição na zona oeste voltará a ser referência na região

Bruno Hoffmann

26/05/2023 às 09:52  atualizado em 26/05/2023 às 10:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Hospital Sorocabana, na Lapa, zona oeste de São Paulo

Hospital Sorocabana, na Lapa, zona oeste de São Paulo | Edson Lopes Jr./Secom

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou na manhã desta quinta-feira (25) a lei que autoriza o município a receber a doação do terreno do governo estadual onde está instalado o Hospital Central Sorocabana, na Lapa, zona oeste da Capital. O projeto de lei havia sido aprovado por unanimidade no início de maio pelos vereadores paulistanos.

Continua depois da publicidade

Na cerimônia, o prefeito disse que o hospital voltará a ser uma referência na região da Lapa e que pretende iniciar as obras ainda em 2023.

“O Estado passa o prédio para Prefeitura de São Paulo e agora poderemos fazer os investimentos de readequação. Serão R$ 200 milhões investidos para reforma do prédio”, disse. “Hoje ele tem 55 leitos e passará a ter 200 leitos”, completou o emedebista.

De acordo com Nunes, a unidade que hoje atende cerca de 15 mil pessoas passará a ser um "hospital-geral", inclusive com cirurgias. “É uma obra bastante grande e que deve demorar 24 meses. O importante é que o que gente tem hoje não vai deixar de funcionar”, explicou.

Continua depois da publicidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

O hospital, que era referência para a população da zona oeste da cidade, foi fechado em 2010 e reaberto parcialmente em 2020, durante a pandemia da Covid-19, com 55 leitos. que uma parte foi aberta durante a pandemia, com 55 leitos. 

Em outubro de 2021, a Prefeitura de São Paulo recebeu do Governo do Estado a transferência de titularidade do prédio do Hospital Sorocabana. Só neste ano, porém, a Câmara sancionou a lei.

Continua depois da publicidade

“Essa sanção nos dá a segurança jurídica para investir ainda mais nesse hospital, que é fundamental para a Secretaria Municipal da Saúde porque fortalece a rede ambulatorial e de urgência de São Paulo”, reforçou Marilande Marcolin, secretária-executiva de Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde.

No local, atualmente, funciona o Complexo Hospitalar Sorocabana, que hoje dispõe de 55 leitos: 35 de enfermaria, 10 de estabilização/UTI e 10 de clínica cirúrgica eletiva. Além disso, há duas salas cirúrgicas. Funcionam também no primeiro piso um Hospital Dia (HD), com consultas de especialidades médicas e exames de imagem, além de uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados