A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 03 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Impacto multissensorial

19/10/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Tudo no Jetta GLI é feito para impressionar. E, de fato, muita coisa impressiona mesmo. Para começar, basta apertar o botão de partida e um ronco encorpado domina o ambiente. No console central, o motorista pode escolher entre quatro personalidades (Eco, Normal, Sport e Individual). É evidente que a tendência de quem testa é optar pela configuração mais esportiva - com isso, a direção fica mais firme e as trocas de marchas se tornam mais rápidas. Só que o consumo sobe de forma igualmente veloz. Quando se está com pouco combustível, a opção Eco é mais prudente e fortemente recomendável. Graças ao "powertrain" vigoroso e aos quatro modos de direção, torna-se divertido fazer o Jetta GLI deixar de ser sedã familiar e se tornar um furioso esportivo em instantes, embora o modelo apresente algum "turbo lag" - o turbocompressor às vezes demora a entrar em ação. Porém, sobra força sempre. Afinal, o motor 2.0 350 TSI entrega 80 cavalos a mais do que os 1.4 250 TSI das demais versões.

Continua depois da publicidade

A suspensão traseira independente multilink torna o desempenho em curvas de alta velocidade bem mais confiável, embora de um jeito mais suave em relação ao Golf GTI, que utiliza conjunto suspensivo traseiro similar. No limite, a tendência é sair de dianteira nas curvas. Em mudanças bruscas de direção, a traseira pode oscilar um pouco. Em ambos os casos, são sempre situações facilmente controláveis e que só surgem realmente acima das velocidades recomendáveis. A direção é corretamente progressiva, firme e direta nas velocidades mais elevadas e bastante suave nas manobras de estacionamento. O câmbio de dupla embreagem amplia a agilidade e permite ao sedã alcançar os 100 km/h em pouco mais de 6,5 segundos. E é possível ultrapassar os 200 km/h com um conforto a bordo que outros sedãs não entregam aos 100 km/h. Em resumo, o Jetta GLI é um sedã surpreendente e empolgante, bem gostoso de se dirigir. Um daqueles veículos capazes de conquistar paixões entre quem aprecia pisar forte no acelerador.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados