A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 16 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

INSS realiza mutirão para reabilitação profissional

As equipes da superintendência regionais devem fazer diretamente o contato com o segurado, portanto, não terá agendamento; entenda mutirão

11/03/2024 às 20:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A partir desta segunda-feira (11), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar um mutirão para reabilitação profissional

A partir desta segunda-feira (11), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar um mutirão para reabilitação profissional | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

A partir desta segunda-feira (11), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar um mutirão para reabilitação profissional. As equipes da superintendência regionais devem fazer diretamente o contato com o segurado, portanto, não terá agendamento. 

A fila para realizar a avaliação socioprofissional chega em 37 mil nas 6 superintendências regionais do INSS. O mutirão organizou 4773 vagas sendo;

  • 580 em São Paulo
  • 1530 em Minas Gerais
  • 88 no Rio de Janeiro
  • 630 em Santa Catarina
  • 1265 em Pernambuco
  • 680 no Distrito Federal

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Os segurados considerados aptos para o programa de reabilitação profissional serão atendidos. Os serviços são os mais diversos; terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, sociólogo, pedagogos e assistente social. O texto conta com informações da "Agência Brasil". 

Saiba quando começa a restituição do Imposto de Renda 2024

Entenda o serviço do INSS

Continua depois da publicidade

Os encaminhados podem ocorrer por meio de perícia médica, por pedido espontâneo e, em último caso, pela Justiça Federal.

Se na perícia médica o segurado for afastado por incapacidade temporária –doença ou acidente, e se for constado impossibilidade de retorno às atividades profissionais, ele será encaminhado para avaliação pericial e socioprofissional.

O cidadão também pode ser direcionado para treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para requalificação em uma atividade profissional compatível com sua atual área de trabalho.

Continua depois da publicidade

Durante o programa, o segurando recebe o auxílio por incapacidade temporária. Concluído o processo e com resultado positivo o trabalhador pode retornar ao mercado em sua antiga profissão ou em outra compatível com sua atual condição. Em caso de negativo, o cidadão será aposentado por invalidez.

INSS usa telemedicina para liberar auxílio doença e invalidez

O INSS explicou que a reabilitação não é um processo que trata um atendimento isolado

Continua depois da publicidade

“Há uma sequência de providências em inúmeras etapas, por isso existem critérios para o segurado ser considerado elegível e possa, então, ser acompanhado por um profissional que irá conduzi-lo em todas estas etapas nas formas previstas em normativas do INSS”

Ainda de acordo com o órgão, “diante da complexidade do processo de recuperação de um trabalhador e dos inúmeros custos que envolvem tantas atividades e tantos profissionais”, o INSS tem acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para reabilitação física dos beneficiários que são elegíveis ao programa.

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados