A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 16 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Justiça volta a proibir serviço de mototáxi em São Paulo

Decisão foi do desembargador Eduardo Gouvêa, da 7ª Câmara de Direito Público

Monise Souza

16/05/2025 às 13:17  atualizado em 16/05/2025 às 13:18

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Serviço de mototáxi foi proibido novamente em São Paulo por decisão da Justiça

Serviço de mototáxi foi proibido novamente em São Paulo por decisão da Justiça | Fotos Públicas

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu  mais uma vez o serviço de transporte de moto por aplicativo na cidade de São Paulo, nesta sexta-feira (16/5).

Continua depois da publicidade

A decisão foi do desembargador Eduardo Gouvêa, da 7ª Câmara de Direito Público. Ele suspende os efeitos da sentença de 1ª instância - que havia declarado inconstitucional o decreto municipal e permitido o funcionamento dos serviços da 99 e da Uber nesse formato.

O órgão recomendou a regulamentação da atividade pela Prefeitura de São Paulo em 90 dias. O serviço de mototáxi havia voltado a operar em São Paulo nesta terça-feira (13/5), após a Justiça derrubar a proibição da Prefeitura sobre o uso da modalidade.

O juiz ressaltou que essa suspensão é uma medida de cautela até que haja o julgamento definitivo da ação, além da complexidade do caso e do risco ao trânsito.

Continua depois da publicidade

O líder dos motociclistas entregadores de aplicativo, Júnior Freitas, disse nas redes sociais que a regulamentação feita pela prefeitura não pode ser feita exclusivamente pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), que vai criar inúmeras burocracias e taxas para inviabilizar o serviço na cidade, segundo ele.

Além da suspensão temporária do serviço, a Uber, um dos aplicativos que oferece a modalidade, foi intimada a se manifestar no prazo de 5 dias.

O que dizem os aplicativos

O serviço havia sido proibido de operar nos aplicativos 99 e Uber e com a liberação, a 99, outro aplicativo que oferece a modalidade, já disponibilizava a viagem de mototáxi desde a tarde da última quarta-feira (14/5).

Continua depois da publicidade

A Gazeta entrou em contato com a empresa, que informou não ter sido notificada da decisão.

"A 99 ainda não foi notificada da decisão. Depois que for notificada, vamos analisar os autos e nos manifestar.”

A reportagem também contatou a Uber para um posicionamento, mas até a publicação desta matéria não havia obtido resposta sobre o ocorrido.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados