Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A primeira-ministra britânica, Liz Truss, deixa o governo nesta quinta | Reprodução
Após apenas 45 dias no cargo de primeira-ministra, Liz Truss atravessou a porta de saída da sede do governo britânico, na Downing Street, para nunca mais voltar com a mesma titulação. Ela renunciou nesta quinta-feira (20).
Continua depois da publicidade
Truss, havia substituído Boris Johnson no comando do País. Ela vinha sofrendo uma forte pressão para deixar o cargo devido a um polêmico plano econômico muito rejeitado pelo mercado e que gerou divergências no próprio partido.
O plano previa um amplo corte de impostos e, em adição a esta medida, um empréstimo bilionário para cobrir o grande déficit nas contas públicas. Essa estratégia de Truss foi muito mal recebida diante de uma inflação desastrosa pela qual passa o Reino Unido - a maior nos últimos 40 anos e que já ultrapassou os 10%.
Ao anunciar sua renúncia ao lado do marido, a agora ex-primeira-ministra disse que já informou sua renúncia ao rei Charles III. O texto conta com informações do "g1".
Continua depois da publicidade
45 dias turbulentos
Truss teve dias tensos enquanto esteve no poder. Ela substituiu Boris Johnson, que renunciou após uma série de escândalos e uma denúncia de abuso sexual. Três dias depois, a rainha Elizabeth II morreu, e o longo período de luto no qual o Reino Unido entrou atrasou o início dos trabalhos do governo de Truss.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade