A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 20 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Lu Marini define novo destino e deverá sobrevoar o Rio Paraná

Recordista continental de altitude, o profissional é o único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade

LG Rodrigues

13/06/2022 às 10:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Lu Marini crê que expedição se dará entre setembro e outubro

Lu Marini crê que expedição se dará entre setembro e outubro | Nair Bueno/Diário do Litoral

O piloto, documentarista, comunicólogo, escritor e um dos maiores organizadores de expedições de todo o planeta já tem sua mais nova aventura planejada. Lu Marini, que é recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade, deverá registrar a extensão do Rio Paraná.

Continua depois da publicidade

Com mais de 4.500 quilômetros de extensão, o Rio Paraná é um dos mais importantes córregos da América Latina e se trata de um dos principais cursos de água formador da Bacia do Rio Prata.

“É um rio importante, nele desaguam dois rios que eu já sobrevoei, que são o Rio Tietê e o Rio Paranapanema, e ele segue até as cataratas e esse é meu objetivo, sair da formação do Rio Paraná, toda a sua extensão, eu vou passar por uma ilha natural muito grande que tem no meio do rio e vou chegar até as Cataratas do Iguaçu. É um voo arriscado que eu vou fazer, um voo com bastante risco, mas que eu quero registrar e quero voar e o mais importante é o ‘saber essa realidade’ do rio, estar sobrevoando, pousando, encontrando pessoas que vivem às margens do rio, para contar as histórias e como é a vida ali, ou seja, saber e ver de perto a realidade”, afirma Marini.

Apesar de negar o título de ambientalista, Lu Marini afirma que se sente bastante próximo dos vários biomas encontrados ao longo de todo o território brasileiro e afirma que todas suas viagens trouxeram conhecimento inestimável.

Continua depois da publicidade

“Eu falo que tudo que eu aprendi sobre a natureza eu não aprendi nos livros e nem com as pessoas me falando, foi vendo, estando ali, vivendo aquilo. Então isso é muito importante porque eu pude registrar aquilo e ver qual é realmente boa e a realidade ruim”. 

A viagem para o Rio Paraná ainda não possui uma data precisa para ocorrer, mas o profissional crê que toda a expedição deverá ser finalizada durante o terceiro trimestre deste ano.

“A agenda está bastante complicada de agendar porque a gente está aí com exposição acontecendo, um monte de coisa, mas é pegar o melhor período onde a gente tem menos chuvas, então acredito que entre setembro e outubro vamos estar decolando”.

Continua depois da publicidade

MARCA.
Marini, que já ultrapassou a marca de 24 mil quilômetros sobrevoados durante todas as expedições que realizou em sua carreira, se aproxima cada vez mais de quebrar a barreira de 40.075 quilômetros, o que representaria uma volta ao redor da terra.

“Com certeza vou chegar nessa marca, o meu objetivo é continuar fazendo e tem muito voo para fazer ainda. Eu vim de uma de uma expedição recente que foi sobre o Estado de Minas Gerais, que também foi uma expedição bastante importante que eu fiz, e felizmente consegui dividir esse conteúdo com mais de 130 mil pessoas. Foi uma expedição que eu fiz sobre toda Minas passando pelos principais pontos para contar um pouquinho da história. Passei em dois lugares um que eu já tinha sobrevoado, um que foi em Mariana, o Rio Doce, e sobrevoei também o Brumadinho, que eu não tinha ido lá e sobrevoei toda aquela área também onde teve o desastre do rompimento da barragem, sobrevoei toda aquela área”. 

“Não coloquei no documentário porque não era o objetivo. É um outro material que eu vou soltar depois, mas esse documentário fala justamente do outro lado de Minas Gerais que eu que eu fui conhecer, que são as belezas, os lugares históricos, passar um pouquinho para as pessoas um pouquinho da história de Minas e passei por lugares fantásticos. Foi lançado agora dia 23 de maio e felizmente mais de 130 mil pessoas já viram o documentário e fiquei muito feliz com isso”, explica. 

Continua depois da publicidade

Com pouco menos de 40 minutos de duração, o documentário ‘Terra e Ar - Minas Gerais’ já pode ser assistido pelo Youtube de Lu Marini e quem estiver por Cubatão poderá visitar a exposição ‘Pelos Ares: 8.375 km de Rios’. A abertura acontece nesta segunda-feira, dia 13 de junho, às 15h, na Estação das Artes, que fica na Avenida Nove de Abril, 2800. A mostra reúne material reunido por Lu Marini, que participará da abertura da mostra e realiza uma palestra contando um pouco sobre suas aventuras em alguns dos principais rios do Brasil. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados